Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de março de 2011

viagem minas - rio e sao paulo 22_2011

Aproveitei vários motivos e fiz um trajeto que – à primeira vista – parece meio zig-zag mas foi a maneira que encontrei para juntar estes diversos objetivos

Primeiro dia já sai pela estrada da Ribeira, passando por Bocaiúva do Sul, Adrianópolis (Ribeira ) e depois subindo de volta para Apiaí e Capão Bonito. Os primeiros 240 km (desde Curitiba até bem adiante de Apiaí) muita curva e no trecho Adrianópolis até Apiaí o asfalto bem abandonado.

Depois entramos numa região de campos, e a primeira cidade é Capão Bonito. Quando vínhamos de Niterói (na minha infância – bem no inicio dos anos 60) e não tinha a Regis Bitencourt ainda (BR 116) – fazíamos no primeiro dia de Niterói até Capão Bonito e o dia seguinte ficava para estes 260 km de terra e muita serra. Achei o hotel onde dormíamos. Está reformado mas tinha fotos dele na época. Foi ver as fotos e lembrar dos pousos por ali.

Dali segui para Itu – que fora a fama de ter tudo grande (numa praça tem um semáforo e um telefone publico bem grandes – uma bobagem) tem varias igrejas de épocas diversas, fora a arquitetura em geral que é do sec 19 e vale uma visita tranqüila. Dali tem uma estrada parque muito legal até Cabreuva beirando o rio Tietê. Este ainda espumoso com tudo que recebe na capital, mas com sinais de que já conseguiu oxigenar uma parte dos detritos que recebeu rio acima.

Dormi em Jundiaí na casa do Herold e Katia. Jantamos um ótimo bife a parmegiana no rest Beira Rio – aparentemente uma especialidade e deve ser mesmo. Tava muito bom.

Dia seguinte Fernão Dias até BH, sem maiores novidades. O único ponto é que – especialmente no sentido indo para BH tem bem poucos postos de gasolina e local pra comer –o que é um caso raro em Minas Gerais. Parei num tal de Tartária. Bem ruim. A ser evitado.

Em BH fui visitar minha tia Nivalda, primas e sobrinhas, alem da tradicional passada no mercado municipal de BH (doces, frutas, pingas, coisas de cozinha etc... fora os petiscos de todo o tipo). Ainda considero o melhor mercado do Brasil – no sentido mais estrito do termo.

Ainda visitei mais alguns amigos, mais o museu de arte da Pampulha (bonito prédio mas mal aproveitado).

Dali fui pra Juiz de Fora também dar um abraço nos primos e tia.

Depois Rio de Janeiro. Como era meio de semana consegui dar uma entrada em algumas igrejas especialmente interessantes no centro da cidade. Sorvete na Colombo e um peixinho no Rio Minho (ambos perfeitos...)

Saindo do Rio fiz um roteiro super zig zag.

abaixo esquematico das estradas em volta de Visconde de Maua

Mas o fato é que na região entre Visc de Maua - Liberdade e Airuoca tem muita paisagem bonita - vale a ida. Apenas o trecho Santo Antonio até Alagoa realmente tem que ter um carro mais aparelhado. Os demais um carro alto e indo tranquilo passa facil.

Logo na saida de Visconde de Maua - tem o acesso a Pedra Selada (pico em forma de sela de cavalo a 1760 metros de altitude). Ele é visivel tambem da Via Dutra - na altura de Resende e Porto Real.

Depois desta região fiz um trecho de asfalto até Pouso Alto e Virginia. Dali uma estrada de terra (bem tranquila tambem) vai a Marmelopolis (cidade que viveu na base do processamento do Marmelo e hoje tá tranquila e paradinha por lá) e segue até Delfim Moreira, onde a gente reencontra o asfalto (que liga Itajubá a Guaratinguetá - esta na Via Dutra).

Fui dormir em Cunha (hotel belvedere bem no centro - alias a maioria dos hoteis de Cunha ficam fora da cidade). Foi um dia cansativo. Quase 14 horas de boleia. Mas o passeio foi muito bom

Dia seguinte a descida pra Paraty - os famosos 10 km que nunca são asfaltados. Bem ruins, mas carro alto passa - devagarinho.... Deve levar mais de 1 hora pra fazer estes 10 km.

Em Paraty me dediquei a pegar praia (Trindade,Paraty Mirim e Cambury) - todas otimas

Dali voltei pra Curitiba, com pouso em Sao Paulo prum chopp com Ada e Pimentel.









as fotos estao neste link


http://www.kodakgallery.com/gallery/sharing/shareRedirectSwitchBoard.jsp?token=9130912040105%3A1475981923&sourceId=533754321803&cm_mmc=eMail-_-Share-_-Photos-_-Sharee

quinta-feira, 10 de março de 2011

mapas de viagem - tourist maps

Uma das melhores editoras de mapas de viagem que já vi é esta aqui

http://www.reise-know-how.de/rkh_englisch.php?osCsid=0a81d595f69a72d349392cd8e584f6dd

atualizados, com otima precisão, bem feitos etc.

vale a pena dar uma conferida

take care - atenção - roubo em Montevideu - theft in Montevideu Montevideo

A fama do Brasil é grande em termos de perigo de ser assaltado etc e tal.

Quando a gente vai pra outros paises acaba tendo uma tendencia a se descuidar.

Montevideu é uma cidade que passa uma imagem de tranquilidade. Talvez seja assim. Mas tenho ouvido MUITAS noticias de roubo - furto - punguista mesmo nas ruas desta cidade. De dia, de noite etc.

Então - tenham cuidado.

fiquem de olho.

E antes que algum maldoso diga que são brasileiros que estão lá - posso afirmar que em pelo menos dois casos foram pessoas falantes do Espanhol

IN ENGLISH

BEWARE.

When we go to other countries end up having a tendency to become less carefull to our belongings.

Montevideo is a city that is a picture of tranquility. Perhaps so. But I have heard many reports of theft - pickpocket on the streets of this city. By day, night etc..

So - beware.

keep an eye out.