Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TIJUCAS DO SUL - CAMPO ALEGRE - SCHROEDER e ESTRADA DO ARROZ 25_2011












Neste final de semana Florinda e eu fomos dar uma olhada na região aqui do Norte de SC.

Fomos até Tijucas do Sul, dali rumo a Campo Alegre (terra) passando pela divisa SC- PR (ponte de madeira bem simples sobre o Rio Negro - ainda um riacho) - dali para Ximbuva, BAteias de cima e depois Bateias de baixo. No caminho um morro com rampa para Paraglider (rampa do Bugiu - uns 250 metros acima da região) - subidinha lisa - mas a paisagem muito legal - de um lado os campos de Curitiba e do outro a beirada da Serra do Mar. Campo Alegre estrada para Schroeder - campos de altitude e depois descida (inicio do rio Itapocuzinho) até Schroeder - lá fomos até o portão da UH da Celesc e dormir em Jaragua. Dia seguinte - região da Serra do Canivete (travessia direta de Schroeder pra rodovia do Arroz - fundos de Joinville. Passamos o dia por ali. Tem trecho demarcado para ciclismo. vários rios de montanha. Muito desbarrancamento (das enchentes de março e janeiro deste ano) - coisa brava. O pessoal conta que nao conseguiam ver nada por causa da chuva mas escutavam o barulho do mato vindo pra baixo.

Pouso em Joinville. Dia seguinte dona Francisca e Curitiba. Marquei 3 pontos na parte alta da Dona Francisca - no sentido Campo Alegre - uns 4 km após o mirante lá do alto - entrada a esquerda mais uma hora de caminhada dá no Castelo dos Bugres (mirante de toda a região - pedras - PONTO B NO MAPA ACIMA), Mais uns 3 km a esquerda de novo tem a entrada pro vale das hortensias e rio Julio - represas no alto da serra e quando retirarem as barreiras na estrada chega até Schroeder tambem (acho que se junta com a estrada que fizemos de Campo Alegre pra Schroeder - no meio do caminho mais ou menos). Mais uns 2 km - a direita, antes de uma fazenda grande na beira da estrada - entrada para ver as cachoeiras do rio Cubatao (uma hora de caminhada tambem - algo mais talvez - PONTO A NO MAPA ACIMA)

distancias na terra

- Tijucas a Campo Alegre - 50 km (ultimos 10 km - a partir de BAteias de baixo é asfalto) - carro alto comum passa tranquilo

- Campo Alegre a Schroeder - 35 km - mais complicado para carros urbanos

- de Schroeder a Joinville pela serra do canivete, mais visita a UHE de Pirai (até o portão apenas - mas vale pela vista da cachoeira - uns 200 metros facil) - 50 km - uns 5 de terra. Mas passa quase que qualquer carro, com cuidado.

COMER E DORMIR

- Confeitaria Ki Delicia em Campo Alegre

- Confeitaria XV em Joinville.

- Rest Italiano FORNAO em Joinville (frente do shopping Mueller)

- na região da rodovia do Arrroz - doces e queijos na familia Pozin (bom demais)

- Padaria em Tijucas do Sul - na chegada da BR 376, um pouco antes da matriz, em frente ao colegio estadual.

- Bar e Restaurante Sop em Joinville

- Bar e Restaurante Zum Schalauch em Jaragua do Sul.

- Hotel Bourbon em Joinville

- Hotel San Sebastian em Jaragua (quarto com dois andares - meio chato e o café da manhã bem bem fraco - mal feito)



VISTAS MAIS LEGAIS

- A cachoeira na UHE Pirai (perto estrada do Arroz)

- Os campos de altitude na saida de Campo Alegre rumo a Schroeder

- rampa do Bugiu (paraglider) em Bateias de Baixo

- a descida de Campo Alegre para Schroeder

- divisa PR- SC e o Rio Negro

- Loja Bartsch em Campo Alegre (um monte de coisas para decoração da casa - estilo lojas da Alemanha ou EUA)

- A mudança de estilo das casas a medida que a gente sai do PR e entra em SC.


AS FOTOS

em alguma ordem (baixo pra cima ou inverso)

1) Ponte e divisa PR - SC

2) Casa de madeira com 3 andares


3) Morro do Bugiu - rampa de parapente etc

4) Bateias de Baixo vista do Bugiu

5) Figueira Centenaria perto de Schroeder

6) Vista dos campos em torno da rod do Arroz - da serra do Canivete

7) UHE Pirai e salto Pirai

8) Ponte de Madeira coberta

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SANTIAGO - 28 ABRIL 2011 - 24_2011

Therezinha esteve lá ano passado e gostou muito da cidade etc.

Queria voltar. Foi bom porque juntamos tambem a Themis e então virou excursão mãe e filhos....

Saimos dia 28 abril cedo, via TAM e voltamos no dia 2 de maio, chegando aqui a noite.

Santiago continua num pique total de construções e melhorias. Carros novos, classe media animada, classe mais baixa acho que ainda precisa uma boa ajuda. Basta sair um pouco da area mais chique para sentir que a pobreza ainda bate forte. Tambem comentam que o governo tá pagando caro pelas obras de infra estrutura e que o povo vai sofrer para pagar estas obras ao longo do tempo. Comentam que tem vagas ou oportunidades mas falta gente com nivel escolar adequado (já vi isto em outro pais mais ao leste...)

O chileno continua naquele jeito mais reservado mas tranquilo de lidar e sem problemas. A sensação de segurança e tranquilidade na circulação dentro da cidade é muito boa.

Nao esquecer que várias coisas (menos aluguel de carros) podem ser pagas sem adicionar o IVA (hotel especialmente)

Como das outras vezes - a sensação que eles gostariam simplesmente de nunca mais falar da era Pinochet é forte. Parece que sabem que muita coisa ruim foi feita, mas que de certa forma o pais tomou o bom rumo atual justamente neste epoca. Então fica aquela coisa controversa.....

Andar de taxi é otima opção (corridas longas ficam na faixa de 14 reais). Hora de rush tentar pegar metro onde der (3 reais - carinho... mas bom). Onibus tem que ter cartão que compra na estação de metrô.

IMPERDIVEIS

subir no Valle Nevado (fomos de carro alugado - toyota urban cruiser da econorent - 70 doletas por dia tudo incluso)

passear por Providencia, Las Condes e Vitacura

visitar (nem precisa comprar) um supermercado bom (os Lider costuma se sobressair) - pra ver a quantidade de produtos a venda (queijos, vinhos, peixe de tudo que é parte etc...)

Praça Concha y Toro perto da AV Brasil e Alameda. Super decadente mas muito interessante.

Almoço ou jantar no Sole Mio - sem deixar pra trás a torta romana (algo assim - massa folhada com creme de sambayon) - UMA MARAVILHA.... Base de 30 doletas por pessoa com sobremesa e vinho basico.

Comprar vinhos na Mundo del Vino. A loja é muito bonita (a da Isidora Goyonechea 3000 especialmente) mas o pessoal na hora de atender é super bom de lidar. POR FAVOR NÃO VÁ LÁ PRA COMPRAR VINHOS BASICOS QUE QUALQUER SUPERMERCADO BRASILEIRO TEM (Casilero, Marques Casa Concha, Santa Helena etc...)

CONFITERIA TORRES - 135 anos na Alameda (O Higgins 1570 algo assim) - saindo do La Moneda, passa a torre de Telecom, uma ou duas quadras depois - do outro lado da rua)



OUTRAS COISAS LEGAIS

La Chascona - casa de Pablo Neruda que parece um barco (por dentro) na Bella Vista. O proprio bairro de Bela Vista (dicas de restaurantes - Matilde, Galindo, Azul Profundo e Como Agua para Chocolate)

Restaurante giratorio na Providencia (leva 1 hora pra volta completa ) - 45 dolares por pessoa com sobremesa e vinho basico

O mercado da Vega - atravessando a ponte Cal y Canto - logo depois do Mercado Central (outro lugar legal de ir visitar - mas cuidado com os restaurantes.... )tem simplesmente kilometros de mercado popular. Vendem de tudo (nao vi feto de lhama seco, mas fora isto - muita coisa interessante - fora ver o pessoal agitado comprando de tudo)

Praça e Igreja de Los Angeles no final da Isidora

Museu de Artes Visuais, Plaza Gil Mulato, Calle Lastarria e entornos (um pouquinho ao noroeste do Cerro Santa Luzia)

Igreja dos Dominicos - no pé dos Andes - final da linha vermelha do metrô. Lugar muito agradável.

Exposições na parte subterranea do La Moneda (o lugar ficou legal e as exposições costumam ser fantasticas)

tomar café no passeo Ahumada (Haiti e Caribe são os mais tradicionais - um quase do lado do outro).

Igreja de la Merced - entre a Plaza Gil Mulato e Plaza de Armas





FOTOS ESTAO NO LINK ABAIXO

não precisa se cadastrar....

http://www.kodakgallery.com/gallery/creativeapps/slideShow/Main.jsp?albumId=9698535150105&ownerId=21581459305

terça-feira, 3 de maio de 2011

PORTO ALEGRE - PASCOA ABR 2011 - 23_2011

Fazia uns bons anos que eu não ia a Porto Alegre, Florinda tambem a fim de rever a capital mais ao Sul e pra viabilizar totalmente - Leticia simplesmente não conhecia a cidade. Então resolvemos passar a Pascoa por lá, aproveitando o dia adicional referente ao feriado de Tiradentes. Daniel preferiu não ir.

Florinda e eu saimos na terça (aposentado é assim - já sai bem antes) e fomos dormir em Tubarão (Art Hotel - novo e muito bom - R$ 120 p casal). A estrada bem cheia, e ainda bastante obra pra ser feita desde o final de Palhoça (uns 12 km após shoping Itaguaçu) até o final das serrinhas (entrada pra Guarda etc). Este trecho mais o trecho entre Laguna e Tubarão - ambos bem ruins

Dia seguinte tranquilo - especialmente após divisa SC- RS. Visitamos Passo de Torres (cidade catarinense bem em frente a Torres) - interessante o contraste entre as duas. Chegamos em Porto Alegre no inicio da tarde. Hotel Blue Tree Millenium - perto do Beira Rio (R$ 250 p casal). Bem instalado e facil acesso para quase todo o lado da cidade. Fomos jantar no Prinz Bar. Local antigo de tendencias alemãs (tava excelente - pra variar - salsicha, mignon com molho de nata etc..). Apanhamos Leticia no aeroporto lá pelas 22 horas. De tarde ainda visitamos o teatro Sao Pedro (que ia fechar durante os feriados) - muito bem cuidado. Uma das boas coisas da cidade pra se visitar.

Na quinta feira nos dedicamos ao centro da cidade e museu de Tecnologia da PUC. A noite jantamos no Puppi Baggio (Moinhos de Vento). Na sexta de muito sol, fomos visitar o gasometro, a ponte sobre o rio Guaiba (que agora chama Lago Guaiba) e depois fomos na fundação Ibere Camargo. Almoço no Copacabana (mais ou menos). Depois caiu chuva brava (legal de ver do topo do hotel, mas parece que a cidade e as pessoas sofreram - e não foi pouco). Tambem fomos na Torta de Sorvete (Padre Chagas no Moinho de Ventos) -tortas geladas muito muito boas. Sabado partimos pra serra. Via Taquara chegamos em Gramado (cidade cheia e a estrada bem sem graça - é pra quem quer chegar logo - via br 116 a paisagem é bem mais legal). Almoço (fondue - caiu bem com o friozinho) na Maison Fondue. Compramos chocolate e fomos pra Caxias. Sopa de Capeleti e ver o frio chegando. Amanheceu bem limpo o tempo. Dai é pegar a 116 e aguentar a monotonia até Curitiba. Depois de Mandirituba - quase que fila continua.



MELHORES COISAS

tortas geladas na Torta de Sorvete

Massas do Puppi Baggio

sopa de capeleti e jantar no Di Paolo em Caxias

Fundação Ibere Camargo

Museu de Tecnologia da PUC (tem que ir com tempo ou ir varias vezes)

por de sol no Guaiba

fondue no Maison de Fondue (estivemos lá em 95, era bom e continua bom)

Igreja de Sao Pelegrino em Caxias

a BR 116 enquanto sobe a serra (até Campestre por ali)- pelas vistas


OUTRAS COISAS BOAS

Mercado de Porto Alegre (tinha feira de peixe, inclusive vivo), salada de fruta com sorvete no box 40, vinhos gauchos desconhecidos mais ao Norte... etc

Fundação Santander - a reforma do predio ficou muito muito boa.

Memorial do RS - interessante checar as peculiaridades da historia do RS

Museu de Arte do RS - bem ajeitado. O Bistro (entrada independente) parece legal

Catedral

Centro Cultural Mario Quintana (tá meio caidaço, mas vale uma visita com certeza)


Chocolates Lugano em Gramado


FOTOS

coloquei algumas neste link


http://www.kodakgallery.com/gallery/creativeapps/slideShow/Main.jsp?albumId=5096615150105&ownerId=21581459305