por do sol na casa da dona Julia
formações de pedra na fazenda do Sr Bento. Estilo Vila Velha
vista do Canyon - direção da montante do rio Iapó (rumo leste), nas terras do sr Bento. Ao fundo a direita o morro da Tartaruga
vista do Canyon na altura do morro da Tartaruga
depositos de materiais (mais ou menos antigos) na fazenda da dona Julia. Reparem no carroção. Diz que na estrada de terra levava 1 dia e meio até Castro (iam vender citricos) - 43 km
outra vista do Canyon
Museu de Tibagi - a noite
moedor de milho manual (chamam rau-rau algo assim) - madeira com chapas de metal incrustadas na mesma. Roda uma parte contra a outra. Funciona - eu vi.
rio Iapó no recanto dos Assis
Inicio das formações do Canyon - no recanto dos Assis
gado na chegada do recanto dos Assis
ponte tipica holandesa (foi trazida de lá inclusive - dizem...)- no parque de Carambei.
Matriz de Tibagi
Ja fazia tempo que não retornávamos ao Guartelá. Sempre tem alguma coisa nova pra conhecer (ainda mais tendo o Chico ou Xico ou Francisco Lange como guia). Tambem sempre tem alguma verificação ou levantamento que o Chico quer fazer na região.
Enfim fomos. Saida no domingo (3 julho) de frio e chuva. Chico, Dona Maria e eu.
almoçamos em Castro, tentamos visitar o parque da imigração holandesa em Carambei, mas não deu (muito frio, muita chuva). Precisamos voltar.
Dali quase no inicio da subida da escarpa (rumo a Tibagi) entramos a direita pro Recanto dos Assis (11 km) - que fica na beira do Iapó, um pouco antes de ele entrar no Canyon do Guartelá. Do outro lado do rio - fica a pousada Guartelá - do Guedes.
a lama tava brava (lisa) e foi um bom teste pra TR4
depois tentamos visitar amigos no caminho mas tava dificil por causa da chuva etc
fomos pra Pousada Formiga da Figueira em Tibagi. Lugar agradavel e bem instalado.
comemos uma pizza no Veneza (fica na praça)
dia seguinte limpou, mas nao totalmente (algo incomum - normalmente deveria estar ceu azulissimo - mas desta vez ainda tava meio brusco)
Felizmente nao houve mais chuvas por estes dias.
Fomos logo cedo dar umas voltas na cidade e depois fomos direto na casa da dona Julia. Por lá visitamos a casa do Sr Bento (irmão de dona Julia) e uma pousada em construção (do Enzo - italiano).
Dia seguinte fomos no Museu de Tibagi (bem arrumado e organizado - vale a visita), depois dona Otalia (outra irmã da dona Julia) e no retorno pra Castro passamos no Sao Damas (morro da Tartaruga). Ai tem que pedir licença pro proprietário da fazenda. A vista é muito bonita. Vale a pena.
Almoçamos no Casa Antiga em Castro (mais ou menos - o restaurante junto ao Cristo é melhor) e voltamos pra Curitiba