Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PICO OU MORRO DO CAPIVARI DE CIMA OU ALPINO 29_2011





o trecho de subida, medido pelo GPS portatil do Silvio









ao lado - pedras e umidade e sombra

abaixo



a tal orquidea do Marumbi, mais uma bromelia com um casulo no topo























pedras cobertas com MUSGO, é constante.

















direção sul (represa Capivari aparece uma nesga) e a umidade do litoral lutando pra subir pro lado de cá












direção sul de novo, reparar a mudança de mata para campo naquela serra.
















conjunto do pico Paraná
















inicio da subida - Fenca e Silvio, lá pra cima o primeiro topo (depois dele ainda falta muito....)












onde se deixa o carro ou termina a estrada. vista na direção sudoeste


















outra orquidea do Marumbi















O local sempre me chamou a atenção. A meio caminho da encosta tem algumas antenas de retransmissão de radio. Creio que o local foi iniciado pela Embratel quando instalou a rota de São Paulo pro Sul (inicio dos 70 e olhe que talvez até antes). Mas pra frente destas torres ainda tem mais morro subindo.

Neste domingo (23 out 2011), Silvio, Fenca e eu resolvemos ir até lá. Vita já tinha dado a dica de que era tranquilo.

Dia de sol, chegamos nas torres ali por 9 da matina. a entrada é justamente no final do terreno do Posto Alpino (uns 60 km daqui na estrada de Sao Paulo). é uma subida forte, mas está concretada. Carros urbanos mais altos etc sobem, mas tem que ter cuidado. O desnivel da BR até as torres é uns 450 metros.

Iniciamos a caminhada em area de campo. Tranquilos. A paisagem muito legal (serra de Bocaiuva ou das Lauraceas, a continuaçao da BR rumo a São Paulo, represa da Capivari Cachoeira, picos em volta, neblina vinda do mar que as vezes avançava um pouco mais no 1o planalto, depois se recolhia a beirada da serra). Regiao sofreu incendio recentemente, mas já tá rebrotando a vegetação mais rasteira. Após 1 hora de caminhada, quase no primeiro topo, entramos numa mata baixa, mas bem cerrada, muitos galhos, cipós, bromelias, diversas orquideas do marumbi, muito muito umida. Mais uns 50 minutos e chegamos no topo do PICO DO CAPIVARI DO ALTO.

Vista muito legal em todo o caminho, principalmente pro lado oeste (1o planalto). Lado leste com muita nuvem. Mas deu para ver pedaços de picos da regiao do PP (Pico Parana)

Volta tranquila. Viemos por estrada que sai da Regis bem na direção do posto Alpino, mas na pista sentido sul (Curitiba). Muita plantação de pinus, serrarias, umas duas vilas e demos no asfalto da estrada da Ribeira entre Bocaiuva e Tunas (mais perto desta). Foram uns 70 km de terra.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DICAS PRATICAS (turquia, israel etc)

NO GERAL

HOTEL - USAMOS DIRETO O BOOKING.COM mais algumas dicas de blogs e lonely planet

CARRO - FIZEMOS PELA EASY TERRA (AUTO EUROPE) - bem mais barato só que é pre pago. Reservou já paga e pronto. RECOMENDO TRANQUILAMENTE.

TELEFONE NA TURQUIA - COMPREI UM CHIP PRE PAGO. da TURKCELL. Aparentemente é a melhor cobertura no pais (Vodafone e Avea são as outras). Mas é um saco. Ativação é quase tudo em turco (melhor já pedir pra quem vendeu ativar) e depois de 15 dias, o celular é bloqueado (tem que liberar, mostrar passaporte, pagar 20 liras etc...)


ISTANBUL

HOTEL ALBATROSS - perto da Mesquita Azul - faixa de 90 euros por casal com café da manha. Dificilmente um hotel na turquia não tem café da manha.

RESTAURANTE SARNIC (perto do Topkapi palace) e Asitane (perto do Chora Museum - igreja bizantina com mosaicos maravilhosos). Ambos otimos

Na ponte Galata comemos peixe no restaurante MIO e tava bem bom.

DOCES E SORVETES NA MADO. Excelente.

os melhores doces (baklava especialmente ) - na DEVELI - saindo do spice bazar rumo a mesquita RUSTEM PAÇA - fica bem atrás desta mesquita - HASIRCILAR cadessi 89


AKÇAKOCA (cidade a beira mar no Mar Negro - entre Ankara e Istanbul) - hotel do mesmo nome (beira mar, piscina etc... novinho - UMA DELICIA). Sorvete Roma e restaurante Kamelya (em cima do mar)

SAFRANBOLU - (cidade historica perto de Ankhara) - hotel Safir Konak (casa de 200 anos - é como viajar no tempo passar a noite ali)

ANKARA - hotel butique 19 (longe e complicado de achar) mas novinho, bem instalado, bom atendimento etc.... Café AND (AND EVI) na cidade velha (ou cidadela) - se não gostar de nada - tome um chá contemplando a vista.

GOREME (Cappadocia) - hotel Travelers Cave (para mochileiro - mas vale a pena checar - pelo preço e muito bem instalado). O que sobra no orçamento gaste no restaurante SETEN (excelente). ali perto em Urgup - doceria Merkez e tem uma loja de pinturas etc muito legal. Um casal que cuida da loja (eles tem uma manha especial de cobrar mais caro - não se deixe levar - mas as coisas são bonitas) - EBRU SANAT EVI - ART HOUSE - Kayseri Cadessi numero 9 (fica bem perto da doceria acima)


KONYA (local de fundação dos Dervixes - cidade com forte influencia religiosa). Hotel RUMI, restaurantes EFA e DEVA (ambos na rua principal de comercio). Não sao turisticos mas muito bons, rapidos e baratos.

ANTALYA - Kanuçuk hotel (no centro velho, super complicado de chegar dirigindo) mas excelente local (tanto o hotel em si como a localização). Para comida boa e barata - sem frescura - GOZDE KEBAB - ataturk cadessi 1265 - casa 14 C

KAS - hideway hotel (Ahmet o dono faz de tudo para te contar tudo)

FETHIE - hotel YACHT BOUTIQUE (tem perto o irmão mais chique - Classic) - ambos otimos. Para comer uma pizza turca (PIDE) no Bazaar - PIDE NEFIS (eski cami sokak 9 perto do laguinho de patos). Restaurante Deniz - bem no final da beira mar, quase só turcos, não é rapido mas a comida é boa.

BOZBORUN (na ponta da peninsula) - restaurante do Osman

Marmaris - ir ver o por do sol tomando algo e fazendo um aperitivo no DIVAN (DENTRO da Marina) - muito bom

PAMUKKALE - hotel Melrose. Tem restaurante tambem. Muito bom. Atendimento, limpeza, comida etc...

IZMIR - HOTEL IZMIR PALAS (BEIRA MAR - pegar apto do lado do mar ) e em baixo o restaurante Deniz (metido e meio caro - mas muito bom). No merado (Bazaar) tem o cin ali (o maior rolo de kebab que vimos) - 899 sokak 10 - hisaronu

ASSOS - no porto, lá embaixo, beira mar, isolado, pouca gente. Hotel Caravanserai (hotel e comida otimos)

TEKIRDAG - hotel golden yacht - vale a pena.





ISRAEL

em Eilat - restaurante Il Pentolino (kosher mas serviço otimo e boa comida)

motorista de taxi na Jordania - Mohammad Al- Qaissi - fone 00 962 777 441 900 - momet_alqaisy_1980@yahoo.com - nos levou a Petra (desde Aqaba) por 110 dolares. Sem problemas.

Entrada para Petra custa 50 dinars (se voce disser que dormiu ou vai dormir na Jordania) e 90 dinars se voce disser que vai passar somente o dia na Jordania.

Mas para visitar Petra com mais tranqulidade o melhor mesmo é dormir em Wadi Musa (cidade junto a Petra) ou Aqabba (no litoral - 150 km de Petra) e sair cedo para ter mais tempo e evitar os grupos maiores de turistas que chegam pelas 10 horas - 12 horas


em Jerusalem

- hotel little house in Rehavia

- restaurantes Mona (shmuel hanagid 12 ) e Alma e ARmenia Tavern (os dois primeiros mais salgados em shekels) - todos bons

- guia Shlomom Nashielski - 050 4131724 - snashski@actcom.net.il

- restaurante arabe no setor arabe - junto a via dolorosa (estação 5 ) jader - BOM, BARATO mas barra pesada.




ALEMANHA - BERLIM

hotel Best Western Spittle Markt. Choperia e Restaurante Lemke (do lado do castelo da rainha Charlote)

FECHAMENTO - VIAGEM TURQUIA ETC...

Voltei pra casa, os dias se passam e eu deixo este blog neste estado meio mal terminado. Ruim isto.

Bom - vamos lá

primeiro estilo diario

De Tekirdag seguimos para Istanbul, onde ficamos dois dias. Revendo algumas coisas, dando umas voltas, comendo docinhos etc.... Realmente como alguem comentou, a quantidade de turistas aumentou bastante, pelo menos naqueles lugares mais visitados. Um dos dias choveu e fez frio (inverno chegando) então não teve por de sol etc...

De Istanbul voo pra Frankfurt. Lá alugamos um audi A-6 e ripa nas auto estradas (ou autobahn...). 170 por hora é uma velocidade tranquila por lá (asfalto super liso, o carro estável etc...)

chegamos em Berlim e gostamos muito. Foram 3 dias na cidade mas com vontade de voltar. Visitamos o museu Pergamo, Museu Egipcio, Gemald gallerie, os bairros de lojinhas e barzinhos, a nova sinagoga, o domo de Berlim, passeio pra tudo que é lado, Brandenburg Tor, Tiergarten, Ku-Dan (rua do comercio e agitação), a tal loja KaDeWee - loja de departamentos mas muito muito legal - cheia de coisas bonitas. Uma loja de artigos para quem anda no campo (camping, alpinismo, caminhada, surf, vela etc..) - gigantesca e muito muito boa (fora os preço$$$) - Globe Trotter. O castelo da rainha Charlote mais uma choperia do lado (Lemke algo assim). Mas realmente o mais legal de Berlim é andar ou pedalar por tudo que é canto.

e estamos aqui de volta

45 dias

38 horas em aviao

6700 km de carro

e muitas lembranças boas

AGORA VAMOS A UM APANHADO OU APRECIAÇÃO

TURQUIA

- Pais em situação similar a nossa. O turco em geral é de boa paz mesmo, hospitaleiro e não quer saber de confusão. Te trata bem em qualquer circunstancia e eu diria que isto é natural para eles pois a gente observa que o relacionamento entre eles é tranquilo tambem. Mesmo quando a situação está tensa, eles vão se ajeitando e indo como podem. Exemplo mais tipico é o transito. As estradas são muito boas e em boa conservação, mas cada um dirige meio como quer. Ninguem se estressa ou buzina ou xinga etc. Vão seguindo em frente.

- A comida tem de tudo e basta procurar. Dá pra comer bem barato e dá pra comer bem caro. Os doces são um capitulo a parte. Adoram pão. Tem muita padaria pela rua e no restaurante o cara sempre se preocupa em te trazer muito pão. Cerveja e vinho mais complicado provavelmente devido a questão da religião. Normalmente não se encontra facilmente, não é barato e não diria que são otimos. A cerveja Efes - que é a mais comum - é bem ruizinha (na minha humilde opinião)

- O Islamismo impera no pais. Nâo que a gente tenha que tomar alguma providencia especial, mas é sempre bom lembrar que mesmo que o pessoal não explicite isto, está por toda a parte. Quando o Imam começa a chamar para as orações (5 ao dia - a primeira as 5 e meia da matina) quem está ouvindo musica abaixo o som etc...

- A bebida oficial - conforme divulgado faz mil anos - é o chá mesmo. Alternativa agua engarrafada (tem por toda a parte e é barata) - mas o chá é uma boa.

- A gente quando está lá e começa a se por mais ao par da historia da região - percebe quantos povos já andaram por lá e quantas misturas já houveram. Uma das cidades mais antigas do mundo fica no sul da Turquia (6500 AC). Depois os Hititas, Turks, Gregos, Persas, Arabes, Europeus etc... Muita muita influencia de toda a parte. Por isso que fica dificil dizer que a comida, arquitetura, lingua etc.. tem cara de algo que já conhecemos. Tem mesmo é cara de Turquia.

- Os bares ou restaurantes sempre procuram ter um arranjo agradavel, com sombra de arvores, sofás e almofadas, musica legal etc... E sempre que precisa trazem aqueles lenços umidos (em envelope hermetico) para a gente limpar a mão.

- Junto as mesquitas sempre tem banheiro para homem e mulher (Bay e Bayan), fora isto é facil encontrar nas cidades banheiros publicos. Alguns pagos a maioria não.

- O pessoal não fala ingles indiscriminadamente. Nem sempre é facil de se comunicar. Muitos manjam mais de alemão e frances do que ingles.


- quanto as regioes - Lugares imperdiveis alem de Istanbul, são a Capadocia em geral e a costa sul (Egeu - Mediterraneo) - juntando beira mar e ruinas de cidades gregas, romanas, bizantinas etc. Efeso, Pergamo, Afrodisias, Prige e Mileto são as mais famosas e bonitas.



ISRAEL e JERUSALEM e PETRA

- Israel impressiona muito por tudo que foi feito desde 1948. Realmente construiram e realizaram muito. Mas a sensação que é um povo pronto pra guerra está sempre presente e a propria maneira no trato acho que reflete um pouco isto. Mas não tem como abrir mão de conhecer Jerusalem e ver o encontro das 3 grandes religioes monoteistas. Tensao fortissima, lugares sagrados que a gente não tem como dizer que não sentiu nada, a mudança brusca de ambiente quando sai de um bairro e entra em outro (especialmente na divisa arabe - judeu) e por ai vai.

Quanto a Petra - bonita e fantastica, mas o trabalho que dá ir até lá realmente faz a gente pensar 2 vezes. Acho que juntar com outras coisas (passeio no deserto, mergulho no mar vermelho, ida a Amamm etc...) torna mais atrativo o passeio.


ALEMANHA

Só vimos Berlim, ficamos lá 3 dias e precisa mais. Temos que voltar


FOTOS

NOS LINKS ABAIXO AS FOTOS DA VIAGEM

EM PRINCIPIO NÃO PRECISA SE CADASTRAR NO SITE

MAS TEM QUE RECORTAR O LINK E COLAR NO NAVEGADOR (explorer, mozilla etc...)

SE DER ROLO - ME AVISE QUE TENTAMOS DE OUTRA FORMA




ISTANBUL

http://www.kodakgallery.com/gallery/sharing/shareRedirectSwitchBoard.jsp?token=4366364101105%3A166235044&sourceId=533754321803&cm_mmc=Share-_-Personal-_-Email-_-Sharee-_-Top


INTERIOR TURQUIA E RHODES

http://www.kodakgallery.com/gallery/sharing/shareRedirectSwitchBoard.jsp?token=3366364101105%3A1087589962&sourceId=533754321803&cm_mmc=Share-_-Personal-_-Email-_-Sharee-_-Top


ISRAEL E JORDANIA

http://www.kodakgallery.com/gallery/sharing/shareRedirectSwitchBoard.jsp?token=2166364101105%3A61034636&sourceId=533754321803&cm_mmc=Share-_-Personal-_-Email-_-Sharee-_-Top

ALEMANHA

http://www.kodakgallery.com/gallery/sharing/shareRedirectSwitchBoard.jsp?token=3166364101105%3A420833957&sourceId=533754321803&cm_mmc=Share-_-Personal-_-Email-_-Sharee-_-Top