Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PERU e EQUADOR - ABERTURA 40_2013

Pois é

faz um tempo ate postei uma primeira noticia com o plano desta viagem. O tempo foi passando, sucessivos adiamentos e nada. Acho que agora vai... ou racha....

Desisti de ir de carro pois ficaria praticamente sozinho o tempo todo e o carro que MUITAS vezes é otimo ter - para dar flexibilidade etc... acaba virando um problema. Alem de encarecer a viagem e os tempos de deslocamento etc...

Então vou sair daqui de avião até Trujillo (via Guarulhos e Lima). Esta cidade fica uns 800 km ao norte de Lima, na costa do Pacifico também e em região ainda desértica do litoral oeste do nosso continente.

Alias - escrevendo isto me deu curiosidade e fui medir assim meio na mão, no Google earth - a distancia pelo litoral entre La Serena (um pouco ao Norte de Santiago e onde a vegetação rala praticamente vira deserto) até Tumbes (divisa do Peru com Equador) onde o deserto vai virando mangue etc... Deu na faixa de 3500 quilômetros de beira mar desértica.

Enfim - a partir de Trujillo vamos subindo rumo Norte, pelo litoral, com eventual desvio a Cajamarca, depois entrando no Equador e seguindo até Quito pelo meio dos Andes. De lá - para o litoral e iniciar o retorno. Passagem por Guayaquil (será que vai dar certo de eu ir até Galapagos?),  volto pro Peru, visitar a região de Huaraz (cordilheira Branca e Negra) e dali seguindo pelo meio dos Andes por Cerro de Pasco, Ayacucho, Cuzco (sempre passando pelo umbigo do mundo - claro....) , mais um pouquinho ao sul e desço os Andes rumo a Puerto Maldonado, entrada no Brasil por Epitaciolandia (no Acre), Rio Branco e dali possivelmente um aviao pra Curitiba

Passagem de volta não comprada, mas estimo algo na faixa de 60 ~70 dias

quem se animar - dá uma checada por aqui de vez em quando.....

anexo uma foto com o percurso (verde a parte aerea e amarelo a parte terrestre)

   

terça-feira, 16 de abril de 2013

MINAS GERAIS - JUIZ DE FORA, BH , SERRO e DIAMANTINA. 39_2013

Por motivos familiares demos uma chegada nas Minas Gerais por estes dias

ficam aqui algumas dicas em geral, já que em termos de novidade pouco podemos acrescer - são todos locais bem conhecidos.

Primeiro de tudo estávamos na via Dutra (BR 116) rumo a Juiz de Fora, optamos por sair da Dutra no km 34 em São Paulo (saída para Silveiras e Cruzeiro), após passar Cruzeiro subimos a serra da Mantiqueira e passamos por Passa Quatro e Itanhandu - cuidado com os muitos pardais colocados nas passagens por cidades.

Em Pouso Alto lanchamos no PousoNata. Fica ao lado de um posto de gasolina, lado esquerdo da pista para quem vem da Dutra ou Itamonte, rumo Caxambu. 

Após isto rumo a Caxambu, Lima Duarte e Juiz de Fora.

Ainda acho que apesar das curvas e transito intenso, a melhor opção teria sido seguir até Volta Redonda e dali para Trés Rios e BR - 040 ate Juiz de Fora. Duro é encarar as centenas de caminhões que circulam no trecho de pista simples entre 3 Rios e Volta Redonda...

Em Juiz de Fora alem do Procopão (ótimas comidas) junto ao Parque Mariano Procópio, fomos conhecer o Bigode - especializado em torresmo (tem uns 3 ou 4 tipos de torresmo - o de ponta parece ser o melhor) - fica numa travessa da Av Rio Branco perto da Av Independência e em frente ao Victory Flat. 

Depois na estrada de BH - após Barbacena uns 5 km tem o super tradicional Roselandia mas logo depois (também no lado esquerdo de quem vai para BH - cuidado para cruzar a pista - SEMPRE....) tem o NOSSO PÃO DE QUEIJO - ótimas comidas, ótimo atendimento e ainda umas mudas de rosas e outras plantas para quem quer levar uma lembrança de Barbacena.

Na estrada BR 040 após BH (rumo norte) bem no trevo para Diamantina (uns 140 km de BH) - tem um posto Trevão - bom atendimento, boas sombras, gasolina com bom preço, wifi em toda a área  banheiros limpos, comida do balcão sofrível.....

No Serro - restaurante Serrano ao lado do Fórum. Visitamos a pousada do Queijo (fone 38) 3541 2622 - pareceu simpática e boa opção. Fica na rua que liga o centro (Igreja do Carmo) a igreja Matriz da Conceição. Alem do queijo do Serro - experimentamos o tal pastel folhado (salgado) - coisa boa. Tem no bar do príncipe, bar do zé e outros. 

A visita as igrejas é meio complicada porque os horários de abertura são variáveis. É bom dar uma checada.  No orgão de informação turística da prefeitura (em frente a igreja do Carmo) o pessoal é bem pouco informado. A turma que atende nas igrejas tem uma planilha com os horários de abertura. 

Em Diamantina - rest Apocalipso, Toca ou Cantinho do Antônio. Empadas e salgados no Cafe Mineiro (mesma rua do Antônio). Loja de artesanato Treliça (em frente ao hotel Tijuco - rua Macau do Meio). Pousada Relíquias do Tempo - MUITO BOA. 

Na volta ficamos uns dias em São Paulo

fomos no italiano - 3 bichieri (Rua Mena Barreto) - os preços não são populares - mas que comida boa. Adega excelente, serviço ótimo.

Também fomos no Coco Bambu (Av Santo Amaro com JK - pertinho da Gabriel) - tem origem em Fortaleza - preços mais acessíveis, serviço ótimo e comida excelente.

Vão algumas fotos



ACIMA NO TOPO DA SERRA INDO DA DUTRA PARA PASSAQUATRO - 1200 msnm
ABAIXO - POR DO SOL EM BH - SERRA DO CURRAL E ALTO DAS MANGABEIRAS AO FUNDO



 ACIMA - IGREJA DE SÃO FRANCISCO NA PAMPULHA - TÃO FOTOGRAFADA MAS A GENTE CHEGA LÁ E SEMPRE ACHA UM JEITO DE TIRAR MAIS UMA FOTO - INCLUSIVE TIPO ESSA AI DE BAIXO



 MORRO DO CAMELO - NO CAMINHO PARA O SERRO - CAMPOS DE CERRADO A 1200 msnm - ABAIXO O SERRO VISTO DA IGREJA SANTA RITA. 

 ACIMA A FAMOSA ESCADARIA DA IG. SANTA RITA E ABAIXO TAMBÉM, COM TURISTA ENTUSIASMADA....


ACIMA MATRIZ DA CONCEIÇÃO NO SERRO TAMBÉM E ABAIXO EM DIAMANTINA O MERCADO PUBLICO QUE dizem...SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA AS LINHAS DO PALÁCIO DA ALVORADA.... si non é vero é bene trovato. 

 Confessionario simplificado na Igreja do Amparo - Diamantina e abaixo a famosa varanda com muxarabies (grade de madeira) da casa da Chica da Silva (ela sentia muito calor mas não queria ficar exposta...)

  A famosa passagem da Gloria hoje preservada pela UFMG - vista por dentro e por fora....

 O mesmo prédio antes da recuperação (anos 80)  e atualmente...