Viagem meio inesperada, surgiu de uma oferta muito boa da American Airlines (inaugurando o voo "direto" de Miami - via Porto Alegre)
Como fazia tempo que não íamos aos EUA etc e tal, embarcamos
Direto a Los Angeles, mas só dormindo (poucas horas) por lá, de carro para 3 Rivers, que fica na entrada do Parque Sequoia e em seguida o Kings Canyon.
Belas paisagens, as sequoias gigantescas, muita curva, alguns lugares já com gelo (tinha nevado na semana anterior), turistas em quantidade razoável. A cidadezinha de 3 Rivers muito simpática (sorveteria artesanal excelente - Reimers). No caminho um reservatório de água praticamente vazio, aparentemente a região toda está passando uma fase complicada em termos de abastecimento de água.
O Kings Canyon acabamos só dando uma olhada geral. A estrada que vai por dentro dele já estava fechada pro inverno e alem do que o dia já ia passando. Como dentro do parque não tem hotel etc... tínhamos que agilizar a saida.
Jantamos no Old School em Sanger. Excelente, Thanksgiving, muito bom. Chegamos ali pelas 17 horas e restaurante já cheio.
Dormimos em Fresno a tempo de ver o pessoal fazendo fila para as ofertas do Black Friday. Muito interessante e curioso. É quase uma diversão para eles. Levam lanche, banquinho etc.. e ficam esperando meia noite (eram umas 7 da tarde)
Dia seguinte rumo Yosemite, Passando por Oakhurst - cidade pequena e simpática. Subidas e subidas, entrada do parque, Mariposa Grove (mais sequoias, mas com uma distribuição um pouco diferente)
depois até o Vale em si. Infelizmente estradas para parte alta (Tioga e Glacier Point) já fechadas. Mas a vista na entrada do Vale ainda é algo fantástico. Demos uma olhada geral e voltamos dormir no Wanona. Hotel de 1918, banheiro de uso comum, cortininhas etc... Salão de refeiçoes bem ao estilo da época. Muito interessante. Na manhã seguinte - geada brava e voltamos ao Vale. Caminhada até o Mirror Lake e Yosemite Falls. Muita muita gente por aqui, mas dá para se mover legal.
Final do dia nos fomos, longo trecho até Napa, passando por varias estradinhas (mas o GPS não nos traiu nem uma vez durante a viagem). Jantar num Diner tipico, na saída das montanhas (acho que em Groveland). Cozinheiros mexicanos, como 90% das cozinhas que encontramos são dominadas por eles. Ótima comida, bom serviço etc....
Dia seguinte em Napa fomos entender como funciona, Visita as vinicolas. Em geral 20 a 40 dolares por pessoa, muitas abatem tudo ou parte se você comprar alguma coisa. Ótimos vinhos (local e tecnologia devem ajudar....) mas a preços elevados. Em geral os vinhos na faixa de 40 a 60 dólares. Estivemos na Turnbull, Frank, Phelps (picnic na hora do almoço, bela paisagem, foi otimo) e Meadlock (so so).
Forte presença de Pinot Noir e Zinfandel fora a tradicional Cab Sauvignon e Chardonay. Mas plantam de tudo e tambem fazem corte estilo Bordeaux e estilo Rhone.
Almoçamos no Greystone em Santa Helena. Uma experiencia excelente. Atendimento fantastico mas prepare o cartão de credito. Santa Helena também é legal de simplesmente caminhar pela cidade.
Em Napa fomos no mercado Oxbow. Muito alto padrão, loja de temperos e outra de cafés excelentes.
Simplesmente passear pelos vales Napa e Sonoma já é uma coisa interessante.
Santa Helena e Yontville são as mais refinadas. Na verdade ficar em Napa ou Sonoma não é uma boa pois ficam na extremidade sul dos vales e tem que percorrer quase tudo para ir nas vinicolas.
Nao vimos nenhuma batida policial com bafômetro, mas não sei se é o caso de arriscar.
Dali fomos pra San Francisco, chegando bem no mirante da Golden Gate no por do sol. Coisa bonita de se ver. Que lugar fantastico escolheram pra esta cidade e a ponte realmente foi um adendo fantástico.
San Francisco fazia frio, mas nada terrível, alem do mais pegamos praticamente todos os dias de sol. Pra mim o que mais impressionou foi o museu da Asia bem no centro. Gostaria de passar uns dias ali. Tipo ir 2 a 3 horas cada dia. Fomos tambem no museu De Young (dentro do Golden Gate Park) - excelente. Algo que não fomos mas acho que vale a pena é bares com musica na Fillmore Street. Fora isto fizemos praticamente o passeio basico do turista de 1a vez em San Francisco. Algo que valeu a pena, entrar no primeiro hotel Sheraton (bem no centro - Market St) para ver o salão de refeiçoes. Que teto.....
Florinda colocou um chip com Internet no celular dela mas o mesmo ficou fazendo atualização de tudo que tinha no celular, consumiu os 500 M em uns 12 dias. Mas quase todo o lugar que se vai tem WiFi. Incluindo os sempre presentes Starbucks....
Dali descemos pro sul, Monterey - o aquario é realmente fantastico, fora isto jantamos no Charter House (na propria Cannery Row) - por do sol com vista pro mar, serviço exclente, comida e vinho otimos. Noite memorável.
Noite seguinte dormimos em Carmel, mas só pra dar uma passadinha na praia. Melhor dormir em Monterey e ir e voltar a Carmel. Ruas praticamente sem luz, apenas as luzes das casas. Bem simples a cidade, mas como estilo, digamos, proposital.
O passeio de Monterey para Pacific Grove e depois 17 mile drive é imperdivel.
Pra reservar hoteis, praticamente só usamos o booking.com. Sem nenhum tipo de problema
Dali pegamos a Hy 1 - rumo sul, beirando a costa. Muito bom. Vistas maravilhosas. Vontade de ficar horas contemplando tudo. Entramos na praia de Pfeiffer (estradinha de terra, uns 4 km, vale a pena), o farol do point Sur (da pra visitar e acho que vale a pena - tem que agendar etc..)
A cachoeira caindo na praia (McWay falls) e mais pra frente o terreno aplainando, saltamos o Hearst Castle (pouca vontade de ver) e fomos dormir em San Luis Obispo (SLO como eles tratam). Muito muito simpatica a cidade. Otima loja de vinhos no centro (Central Valley - Karl - um dinamarques entusiasmado com California)
Mais um pouco Santa Barbara. Muito chique, bonita. Vale uma volta mesmo.
Dia seguinte, outra geada brava e chegamos em Los Angeles. Sempre tive enorme curiosidade de ver como era a estrutura da cidade. E gostei. As pistas de velocidade, isoladas, acessos as avenidas principais e depois ruas tranquilas sem problemas. Visitamos o centro antigo de LAX (union station, city hall - dá pra ir no 27o andar e ver a vista - mercado central etc...) - cansamos de caminhar. Parte de Holywood (teatro Chines etc...) - bem chatinho. Pier Santa Monica - super tipico. Getty Museum - incrivel o conjunto da obra. Mesmo que não se aprecie a coleção em si. Paga somente o estacionamento. O resto é apenas andar por ali. Fomos no Rodeo Drive (Oscar Freire no chinelo.... ehehehe) e depois no LACMA (Museu de LAX). Outro fantastico. Gostaria de ter tido mais tempo. Sem excesso de obras mas bem apresentado e muito muito grande.
E voltamos
Não se consegue perceber sinais de crise etc... Muita gente na rua, não vi desocupados, muita gente nas lojas, muito carro novo etc...
fotos estão neste link:
http://share.shutterfly.com/share/received/welcome.sfly?fid=592093aace164777bcfd7207a7b1fe91&sid=xActmzhm4Zs2rkQ