Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2016

DISCOPORTO, PISCINA DE ELEFANTES, O PAREDÃO DO IBITIRATI e - por cima de tudo - PICO PARANÁ

Lugar que faz muitos  anos (e bota muitos nisto) que quero ir é chegar ao topo do PP ou Pico Paraná.

Parece que vai ficando cada vez mais apenas um sonho ou vontade e na prática meio complicado... Idade vai chegando, cuidado com a forma fisica não é das maiores e por aí vai a coisa.

Em 2009 mais ou menos cheguei até a Casa de Pedra e desisti. Vi que não ia dar para voltar.

Então - como disfarce ou alternativa, fico dando voltas, subindo o Itapiroca, Caratuva e (quase) o Tucum. Ou então caminhando em volta e sempre que dá contemplando o PP de longe, que nem presta atenção em mim.... Tá ficando muito poetico isto aqui.

Como este abril de 2016 está especialmente e anormalmente ensolarado, a gente fica bolando formas de aproveitar este tempo ótimo. 

Resolvi ir até o pé do paredão do Ibitirati.  Famoso por seus 600 metros (acho eu) de rocha quase na vertical. Desafio para escaladores em geral. E lá no topo o conjunto dos 3 picos, sendo o mais alto o PP com seus 1877 metros sobre o nivel do mar (dizem que é o ponto mais alto do sul do Brasil)

Então é assim. Vai no rumo de Antonina, depois Guaraqueçaba, mas ao invés de pegar a estrada para Guaraqueçaba (mais 70 km de terra, belo passeio), segue em frente para o Bairro Alto, passa pela entrada da Usina Parigot de Souza da Copel e mais um pouco chega no vilarejo do Bairro Alto. Bem frugal a vila. continua reto e em frente, termina o calçamento (tem uma tipo rotula onde é o ponto final do onibus) e começa a terra. Logo em seguida uma bifurcação, pega a esquerda na subidinha. Uns 1200 metros do tal ponto de onibus tem a porteira da fazenda. Carros digamos normais param por ali. Pessoal sempre gente boa, bate papo, conta dos detalhes etc... Sem problemas. 

Eu estava numa TR 4 com tração nas 4, fui em frente. Logo depois a estrada melhor vai para direita (rumo a um portão com cadeado), mas pegue a pior a esquerda.  A estrada vai piorando. Vá com calma, as valetas podem ser traiçoeiras, pode ter pedras ofensivas no meio das plantas etc e tal. 

Mais um pouco passa embaixo, duas vezes, de um aqueduto de concreto utilizado na construção da Usina Parigot (que na época era chamada de Capivari Cachoeira, pois ligava estes dois rios, um aqui no primeiro planalto do Parana e o outro no litoral, através do famoso tunel na rocha da Serra do Mar).

Mais um pouco, tem que ficar atento, a direita tem a famosa piscina dos elefantes, um grande tanque de concreto, em ruinas que era utilizado como reservatorio de agua para gerar energia eletrica para a obra.

Mais um pouco (já serão uns 2,4 km desde a fazenda) tem uma saida para a direita. Esta saida segue um duto de concreto que devia alimentar este sistema todo. Termina numa represinha e uma mini piscina do rio. Bonito o local mas não é o objetivo principal.

No inicio do trecho bem na frente tem um paredão de pedra, mas não é o Ibitirati, mas (acho eu) algo do conjunto do Ferraria. O Ibitirati esta mais para tua esquerda. A estrada vai virando a esquerda na direção dele. Mas leva um tempo....

Quando completa uns 4,2 km desde a fazenda, a estrada é meio interrompida. Mas com machado e serra dá para tirar as arvores do caminho. Eu deixei o carro ali e segui mais 1 km caminhando. 

6 km da fazenda (não fui desta vez - já tinha ido uma vez) tem uma ponte (alguns chamam de Indiana Jones) que só dá para passar a pé. 

Mais adiante (coisa de 2 km)  dizem que tem uma piscina legal, ali por perto o tal Discoporto. E sempre - cada vez mais visivel, tanto o paredão como o pico Paraná lá no alto. Cheguei a uns 600 metros de altitude, então ainda faltavam quase 1300 metros de desnivel.

Por ali tem várias picadas, do Cristóvão é a mais falada. Não vão na direção do PP (para ir direto neste tem que escalar o paredão) mas num rumo mais sul (conjunto do Ferraria etc...)

abaixo algumas fotos


 No alto da Graciosa, alguma neblina ali embaixo, logo tudo limpo

abaixo crianças em Cacatu, deixei alguns brinquedos que levo no carro com eles.

 rumo ao Bairro Alto, Vista da Serra. Região dos picos Ciririca e Cotia.

abaixo -  acidente.... no final de uma curva...

 Conjunto do PP

abaixo carro do lado da tubulação de concreto

 achei a água deste riacho especialmente limpa

uma vista nebulosa do Ibitirati

 as estruturas do Aqueduto
 Marumbi no final da tarde