Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2018

NORTE ITALIA - ABRIL 2018 - 61_2018



Como dizem - fare un giro per Italia

depois de tantas viagens a locais menos desenvolvidos, resolvemos dar uma chance para o tal 1o mundo, nem que seja para confirmar que bom mesmo é ir pras roubadas

ROMA > VENEZA >> DOLOMITAS >>> VERONA >>>> BOLOGNA >>>>> FLORENÇA >>>>>> TOSCANA >>>>>>> ROMA

de 15 de abril a 7 de maio

de Roma a Veneza fomos de trem alta velocidade (atinge 250 por hora) - faz o trecho de 560 km em 3h e 40 minutos. Bom demais.

depois alugamos carro da Margiore (furadissima) - conto mais depois

e fizemos o restante dirigindo

por sorte o carro é economico (faixa de 20 a 25 km por litro) pois a gasolina e diesel tão num nivel fantastico - base de 1,7 Euro o litro !!!

o pedágio - quando tem - nas auto estradas fica na base de um pouco menos de 1 euro por cada 10 km

Como é meu costume em qualquer viagem pra fora do Brasil, comprei um chip local (no caso da TIM). Acho que é sempre bom, seja para usar Internet como para ligar pra algum lugar etc.  Mas tem outras operadoras (Wind e Vodafone) especialmente que são mais baratas e a cobertura da TIM, pelo menos onde passamos é bem fraquinha. Enfim - vale tentar outras opções. Tem pouco lugar para comprar o chip. Não é algo que se faça muito por lá. Estação de trem, aeroporto e pouquíssimas lojas autorizadas. 

Estacionar o carro nas cidades as vezes pode ser meio complicado. Alguns locais tem que ter licença de morador, outros tem que ter o app da cidade no celular etc.. Então prestar atenção para não levar multa. 

Primeiro uma apreciação geral

Realmente visitar os lugares mais famosos da Europa ficou uma coisa complicada. O afluxo de turistas é muito muito grande. Dizem os de lá que é o ano todo assim. Uma pequena redução em Novembro, mas nada de especial.
Com isto os preços inflacionam,  e se você vai nestes lugares mais famosos, sempre tem fila, muita gente etc.  Realmente é uma sinuca de bico esta.

Mas, por outro lado, tem muito lugar bonito, sejam cidades menos conhecidas ou na Natureza em si que a quantidade de turistas e muito menor e que a gente pode desfrutar bem mais tranqüilo.

No que se refere a alimentação seja ela servida (bar, restaurante etc) ou a gente comprando no super mercado,  e impressionante como  tanto a qualidade é no geral boa e os preços são similares. Em geral comprar no mercado ou comer num local mais rápido - em ambos os casos o preço fica parecido, o que diferencia é o tal do vinho, sempre...  No mercado com 7 a 9 euros já se compra um vinho bom. Já no restaurante este vinho vai sair na faixa de 20 dolares.

Para o hotel continuo usando o booking.com com bons resultados. Não posso reclamar. Deve ter outras soluções melhores. Tentei o airbnb duas vezes mas tive dificuldade em comparar opções, localização etc.

Fiquei impressionado como mudou a questão na Itália da quantidade de gente que fala inglês, espanhol, alemão etc. Também achei que a multi racialidade aumentou muito. Pessoal  africano, oriental, malaios, hindus (muitos deste) etc

Viajar no trem a 250 por hora entre Roma e Veneza foi de fato algo muito especial. Gostei demais. O que já era bom (viajar de trem) ficou melhor ainda.

A quantidade de gente usando navegador do celular, quando está a pé dentro das cidades é muito grande e funciona bem demais. Inclusive avisando horário que vai fechar, onde deixou o carro estacionado etc. 

Claro que em Veneza a coisa fica um pouco mais difícil, mas mesmo assim é melhor do que tentar se achar naqueles mapas de papel....

Ingressos para diversos locais podem ser comprados on-line e inclusive agendar horário. Algo a ser usado com afinco.

Apesar de um certo preconceito que tinha com os italianos a respeito do relacionamento, isto foi totalmente destruído durante a viagem.  99% das pessoas com quem conversamos sempre simpáticas, abertas,tranqüilas etc. Claro que falar umas palavras em italiano facilita muito, mas acho que isto vale em qualquer lugar. Quebra o gelo, aproxima, provoca um sorriso etc...

Sacolas no super mercado são sempre cobradas, então é bom levar umas na mochila ou bolsa para o caso de precisar. Faz bem ao meio ambiente especialmente e economiza uns centavos.

Supermercados sempre legal de dar uma olhada, fora os LIDL e IN´S algo assim. Bem ruins. Desagradáveis.

As estradas bem tranquilas, tem de tudo, mas entre os principais centros sempre tem uma autoestrada – tipo A11 ou algo assim. Normalmente são pagas. As demais creio que todas de graça.

Ficamos uns dias na parte das Dolomitas, que inclui o SudTirol (era austríaco ate a 1ª guerra). Interessante a forma  "esperta"  que a Itália usou para tomar posse desta região. Ate hoje ainda tem movimentos de liberar ou voltar pra Austria.

Nas cidades mais tumultuadas. Roma, Bologna, Verona etc as motos, carros pequenos, bicicletas esta sendo muito usadas. Em Roma os smart para compartilhar. Bicicleta compartilhada tem em quase todas as cidades.
Usamos varias vezes ônibus urbanos (as vezes tem que comprar a passagem fora do ônibus – Siena por exemplo), às vezes no ônibus é mais caro a passagem. Mas é um jeito excelente de se movimentar. 

Uber  ou similares nem sinal aqui e os motoristas dos jurassic taxis ficam com aquela cara de feliz a cada corrida.

As lojas de roupas, calçados etc muito arrumadas, com coisa bonita. Mas os preços sempre impraticáveis. De certa forma esta questão de preços altos é ótima, pois a gente não fica se preocupando com isto. Não compra nada e pronto. 

Pessoal em qualquer lugar de atendimento é normalmente muito agilizado, educado e eficiente. As vezes o local meio cheio, mas pode ter certeza que estão te vendo e vão te atender quando chegar tua vez.

Outra coisa similar aos EUA, esperar para o garçom te levar na mesa. Não ir ocupando assim de boa.... Escolhendo a que quiser. Não é o costume.

Respeito pelos pedestres é geral no transito e pessoal normalmente bem tranqüilo para dar a vez, aguardar etc.

Rodei mais de 1600 km e não passei nenhum perrengue ou desafio ou algo assim. Cada um dirigindo certinho, velocidade maior ou menor, mas sem hostilidade com os outros motoristas e muito menos com pedestres etc

O que mais impressiona em termos de qualidade é o café. Espresso especialmente. Sempre bem feito, gostoso e – claro – super curtinho. Tem que saborear devagar.

Água  e bom comprar Pack de 6 garrafas grandes no supermercado, mas bebemos sempre a água das torneiras na rua e não houve nenhum problema. Num supermercado em Bologna, a caixa pediu o cartão fidelidade do cliente que estava na nossa frente, o pacote de 6 garrafas grandes baixou de 3 para 1,5 euros. Acho que foi a melhor compra da viagem....

Outra questão são os feriados. Eu até tinha dado uma olhada mas não percebi. 25 abril eles comemoram a liberação da 2ª guerra (que coisa estranha...) e depois o 1º de maio caiu numa terça, então tudo lotado, especialmente lugares de praia, pois afinal o verão tava chegando...

Incrível a quantidade de gente tatuada, a quantidade de gente ainda fumando, a quantidade de gente usando cigarro eletrônico. Muito mesmo.

O italiano continua usando o Ingles sem maiores stress, coloca expressões no meio das frases numa boa.

Outra coisa que mudou é que agora a gente pede apenas o primi piatto (primeiro prato, normalmente uma massa e – pior – me satisfazia e a Liana mais ainda) e o pessoal não faz cara feia.  Se acostumaram a esta nossa refeição pela metade... Anos atrás lembro da cara de contrariedade quando a gente só pedia um prato sem pedir a sequencia (antispasto, primeiro e segundo prato).

Outra opção boa no restaurante é pedir o vinho da casa. Normalmente é potável, aceitável e bem mais barato.

Algo que me apaixonei mais ainda. Os pães com muitas opções nas padarias e inclusive supermercados e os sorvetes (gelattos) que continuam via de regra muito bons. Alguns se destacam. Ia gostar de lembrar as sorveterias melhores, mas fica para cada um fazer sua pesquisa.

Numa padaria em uma cidade pequena nas dolomitas o dono e padeiro comentou que fazia 50 a 60 tipos diferentes de pães e doces TODO O DIA. Pior - ele vendia tudo isto.

Terminar a viagem numa beira mar a meia hora do aeroporto foi uma ótima idéia. Meio que para relaxar e mudar um pouco o estilo. No dia seguinte foi tranquilo (menos de 30 minutos) para chegar no aeroporto de Roma. Fiumicino (é o nome da cidade na qual fica a pista).




Nesta parte alguma coisa especial de algum lugar, mas não dedico muito tempo a isto pois tem tanto lugar para achar informação por ai que não me vejo como concorrente dos guias, sites, apps etc

ROMA
Café Baretto na via Del Boscheto. Chamou a atenção.... Na mesma via tem um restaurante no numero 41 (La taverna dei Monti...) – muito bom. Estando por ali. Aliás em Roma tem umas lojas de coisinhas de comer – Gastroni. Muito boas. Ali pelo centro velho, mais pros lados da Fontana di Trevi, tem um vechia birreria Peroni – tem mais de 100 anos ou algo assim. A comida não é la algo muito especial, mas o local é muito legal. Falando nisto, ali perto tem a galeria Sciarra, duas quadras da Fontana,  ninguém vai e é algo que vale a pena dar uma contemplada.
Santa Maria Maggiore e San Giovani (J i)  in Laterano, duas igrejas legais de visitar também.

Pra ir e vir do Aeroporto pro centro da cidade tem ônibus (6 euros)  e trem (14 euros), ambos param na estação Termini. Onibus enfrenta o transito e é menos confortável. Questão de momento. 

VENEZA
Por do sol lá pro lado da Giudeca, em frente quero dizer (vai na Academia e depois atravessa pro outro lado - fondamenta Zattere). Muito bonito. Tem um mercado ali perto, sorveterias boas também.
Pertinho da Academia, indo pro Peggy Gugenheim, tem o restaurante Vechi Forner. Muito bom. Em Rialto, locanda dela Madonna (na rua do mesmo nome). Ambos especializados em peixe. Bem bons. Gostoso ficar nas praças, final de tarde vendo as crianças e familiais curtirem o final do dia, sem esquecer que estávamos lá no inicio da Primavera e o Inverno tinha sido especialmente pesado.  

Não conhecia o museu Correr - gostei de ver. Passeio pelo Gheto (oeste da estação de trem) tambem interessante.

Murano (os vidros e cristais) - fria total. 


BOLZANO
A cidade nos impressionou, gostosa a mistura de italianos com alemães ou austríacos. Andar pelas ruelas etc.  Tomar um chopp na rua em frente ao bar Morgi. Do outro lado tem uma sorveteria boa também.  Mas o mais mais legal de Bolzano é ir passear nas montanhas no trecho que vai ate Cortina. Passos de Pordoi, Sella, Gardena etc... Canazei, Ortisei etc... PROGRAMA IMPERDIVEL.  Em Bolzano ficamos no Vila Jasmine – bom demais também.

VERONA
Residencial  Veneza – ótimo. Restaurante Arche do lado da casa de Romeu, Café moderninho do lado da Arena, lado norte. Restaurante Du Schei (via AcquaMorta) - bem, recomendado.

Verona tem sua grande fama por ser onde o mestre Shakespeare localizou Romeu e Julieta. Mas tem bons passeios pela cidade. Nada muito especial, mas é agradável andar pelas ruas, beira rio. A Igreja de San Zeno (patrono da cidade) é meio fora de mão, mas não ir visitá-la é má ideia.  Simples assim.

Fizemos de Bolzano a Verona pela estrada do Vinho. Não curti muito. Paga cada dose, pessoal com pouca vontade, preços altos etc.. Mas os vilarejos valem dar uma parada. A mistura latina e teutônica é muito legal. Depois fomos contornando o lago de Garda, isto sim muito bonito.  ....Imperdivel...... 

BOLOGNA.
Ficamos no hotel Best Western – meio fora da cidade (mas ônibus fácil) – excelente. Tentamos comer na osteria Del Orsa (bem recomendada) mas a fila tava demais. Enfim bobeamos feio em Bologna em termos de comida. Afinal a cidade é famosa pela boa comida.
Mas tomamos um café muito bom (tipo Java) no Aroma – indo pra igreja de São Francisco. 
Fora isto, a cidade impressionou, percebe-se que tem muita coisa rolando lá, seja na vida cultural, estudantes e mesmo na área de negócios. Cidade super ativa.
Igreja de Santo Estefano (na verdade são 7 igrejas meio juntas) impressionou especialmente.
Chama a atenção a quantidade de arcadas ou marquises. Parece que tipo 60 km em toda a cidade. Bom pra proteger do sol e da chuva. 

Pisa
Nada a comentar, era pico do feriado, paramos, tiramos a foto fingindo que estávamos segurando a torre e fomos embora. Muuuuita gente

Lucca
Muuuito gostosa. Cidade pequena, tudo perto, ruelas quietas. Vista da torre Guinigui vale subir os 230 degraus (aproximadamente). 

5 Terre
Depois de muita luta pra estacionar o carro em La Spezia, fila para comprar o ticket do Trem (uma coceirinha, que felizmente passou rápido, para ir sem pagar, pois não tinha como conferir nada no trem tão lotado que estava). Fomos só a Vernazza, lotadissima. E agora paga e não é pouco, para andar nas trilhas nos morros. Ai ai.... Dois lugares que me impressionaram pela invasão que tiveram. Aqui (diz que fazem muita propagando na China....) e em San Gimigniano (que tem que deixar o carro bem longe).

FLORENÇA
A mais atacada pelos turistas. Tudo se paga e caro, pra entrar. Sempre filas enormes. Enfim um tumulto. Alem do mais o hotel na hora de fechar a conta apareceu com 27 euros por dia para estacionar o carro. Fui ver a reserva tava lá no finalzinho com letra pequena. Enfim.... É do jogo...

Restaurante Storico de San Lorenzo (perto da Igreja com este nome) - bem legal. mistura de turista com pessoal local.


Igreja de Santa Croce impressionou.
Sentamos e tomamos sorvete num larguinho (via de lo Sprone com via Toscanella - do outro lado do rio). Local agradável e sorvete especialmente gostoso (sabores incomuns...) 
Visitar algumas obras selecionadas no Uffizi (24 euros) é ótima pedida. Museu de nivel super alto. 

San Gimigniano. 
Só andar pela rua, comer no la Mandragola, tomar sorvete na piazza da Cisterna. Enfim – ainda um lugar legal. Chovia muito e fazia frio, isto perturbou um pouco...

Siena
Restaurante Ceco – bom demais. Andar a noite pela cidade vendo a gurizada ir pra balada, tomar café em um local não tomado por turistas (isto vale em qualquer lugar...) A noite tomar uma cerveja no bar San Polo (uma das entradas da praça principal)

o Domo em si é uma das melhores visitas em templos catolicos que já fui. Muita coisa pra se ver e admirar lá dentro. 

Tarquinia. 

Indo pro ultimo pouso da viagem entramos nesta cidade para almoçar. Muito gostosa de andar por ela. Poucos turistas. Agradavel 

Ótimo almoço no otimo local - Cavatappi - atrás da igreja santa Margarida.

Toscana – vou fazer um POST somente sobre isto


E dá lhe fotos 







A torre Asinelli (esq) e a outra em Bologna
abaixo as arcadas em Bologna


um canal em Bologna
abaixo a igreja mais antiga do complexo das 7 igrejas em Bologna - o altar fica no centro e a igreja é circular


tumba etrusca em Bologna

a famosa porta de Florença


jóias aracnideas em Florença (ponte vechio)

muita flor pra tudo que é lado


as Dolomitas
Vilarejo lá embaixo...

flores silvestres começando a brotar 


Dolomitas





cabrita tentando achar algo de comer




e dá-lhe Dolomitas


saindo das Dolomitas, rumo sul

beira do lago de Garda


abaixo a vista das montanhas na beira do lago de Garda


o balcão da Julieta e abaixo estátua dela - Verona


Arena e Castelo Vechio em Verona


San Zeno em Verona - abaixo a porta entalhada. Tem obras de diversos autores e num período de quase 200 anos foram sendo feitas. 






Dante nos contemplando, cara séria hem ?


galerias decoradas no Uffizi - Florença


afresco relatando a historia de São Jorge, em Bologna

lambreta pra criança ir treinando



as famosas escadarias... de Espanha - Roma



monumentos em Roma - acima pela fundação da Italia (1860 aprox) e abaixo o mais que conhecido...


arco de Tito - bonito - abaixo Coliseu


as curvatura do Coliseu

ruinas do forum Romano


glicinias no forum romano




modelo italiana no Campidoglio

abaixo o Campidoglio


vistas do Panteão 


me impressionaram estas esculturas da via Sacra em toda a volta do Panteão






Nossa embaixa na piazza Navona. Fico pensando pra que será que precisam tanto espaço. O Serviço Publico e sua infinita capacidade de destruir os impostos arreacadados...

abaixo o palacio Quirinale


quarta feira, dia de missa com o Papa. 


Museu Vaticano

abaixo escultura de Lacoon


a escada de saida do museu Vaticano

abaixo a gigantesca fila para entrar na Basilica de São Pedro. 




mosaicos...




imagens tradicionais de Veneza


mapa dos botes coletivos que transportam a gente por Veneza. meio complicado de entender mas logo pega o jeito...

uma pracinha secreta em Veneza


transatlântico se exibindo em frente a San Marco - Veneza

abaixo um dos mosaicos na fachada da igreja de San Marco 


San Marco no final do dia

vista da torre na praça San Marco - as duas abaixo...




os onibus aquaticos








a Piazza de San Marco - na verdade esta é a Piazzetta....


prato de peixes etc em Veneza

pães etc numa lojinha em uma cidade pequena nas Dolomitas


Cortina DAmpezzo

abaixo tambem








Nas Dolomitas

mega lixeiro com divisão de lixo - tem bastante por lá




Bologna

igreja de San Petronio em Bologna


uma avó da TR 4 - das primeiras...

abaixo galeira ou marquise das antigas em Bologna






complexo das 7 igrejas (esta é a mais nova - a mais antiga - circular - a esquerda...) 




objetos etruscos

abaixo - nem precisa dizer - mas vale comentar que o local onde está a torre, o batisterio e a igreja é especialmente bonito. 




as muralhas de Lucca. Abaixo vista do jardim sobre a muralha. 


vista de Lucca e a famosa praça eliptica - estragada pelas mesinhas e ombrelones...




Vernazza na cinque terre


bicicleta para alugar

abaixo detalhe do David na Academia em Florença. Ouvi uma afirmação e gostei - não é a escultura mais bonita (não precisa ser) mas é a mais importante do mundo ocidental...




ponte vechio em Florença

festa na praça principal de Florença




Dante novamente

cupula da Santa Croce


teto do Uffizi abaixo


acima detalhe da Primavera de Boticelli - abaixo adoração dos magos do Leonardo...




o duomo de Siena - maravilhoso





dentro do Duomo de Siena - mais abaixo a biblioteca do Duomo




mais Siena - abaixo detalhe do bueiro de agua que recolhe tudo que escorre na praça acima....





trenzinho local

abaixo a praça de Siena no anoitecer...


praia na costa do Tirreno

abaixo shopping em Roma