Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2021

7 quedas - em Cerro Azul abril 21 - 77_2021

Já me perguntaram como acho esses lugares de passeio. Na maior parte é dar uma olhada nos mapas onde aparecem fotos, atrativos, roteiros etc... Uso basicamente o Google maps e o Alpine Quest (que pega as rotas que a turma do Strava faz). Tambem dou uma olhada nestes sites de pessoal que gosta de viagens ou passeio deste tipo - mais natureza, menos gastos, mais por conta propria etc...

tem um site de um pessoal de pedal aqui de Curitiba que é muito legal. Já tive muitas boas ideias ali

ODOIS pedal  


vão em lugares muito legais e o estilo que escrevem e encaram os passeios é muito legal de acompanhar.

Enfim -  Como já mencionei em outros posts, sou fã do Vale do Ribeira. Repetindo - Curitiba tem muitas regiões maravilhosas de visitar a sua volta (tipo assim um raio de 100 a 150 km) - mas acho o vale do Ribeira o mais interessante de todos. Vales profundos, isolamento maior, os rios caudalosos, clima quente etc. 

Tava dando uma olhada nos entornos de Cerro Azul (afinal agora é epoca de tangerina que adoro e ponkan que como se não tiver opção) e achei o tal rio 7 quedas. ele corre no sentido de Oeste para Leste, rumo a Ribeira, um pouco ao Norte de Cerro Azul - vide um mapinha abaixo. 

pega a estrada para Dr Ulisses, anda uns 19 km e vira a direita, mais uns 3 km chega nele. Dali são mais ou menos uns 13,5 km acompanhando o rio 7 quedas - que vai descendo (neste trecho o desnivel é na faixa de 200 a 250 metros ).  Depois da ultima ponte - dá 1 km certinho até o final de um laranjal. Mais adiante a estrada contorna uma fazenda - indo reto tem um curral bem feito. Enfim - no final deste laranjal tem um colchete - pode passar. Os proprietarios são gente boa. dai vais descer uns 80 metros até a beira da Ribeira. Este trecho - fui de moto e foi complicado. De carro - muito muito cuidado. 4x4 indispensavel, pneu lameiro vai bem.  Enfim - desce ali uns 200 a 300 metros e tem uma bifurcação - a esquerda - fora do mato - vai na beira da Ribeira, se for reto, meio a direita - vai parar na barra do 7 quedas. Não fui.  Mas quero voltar e ir lá. Tem até uma prainha. ali. 

No caminho para Cerro Azul a uns 27 km depois de Rio Branco do Sul - tem uma entrada a esquerda - é o rio Piedade. Bem legal. Chacrinhas, uma pousada e o rio bom de fazer umas bagunças ali. 



Do alto da serra - uns 20 km de Cerro Azul - a vista do vale e as montanhas mais adiantes

abaixo a Ribeira na ponte perto de Cerro Azul


Esta serra lá no fundo - bem imponente parece que é o morro do Chapéu (não estou nem um pouco seguro disto) - mas a estrada pra Rio Branco do Sul fica a esquerda desta serra

vale do rio 7 quedas, com laranjais


a Ribeira, perto da foz do 7 quedas

urubus se aquecendo ao sol. A manhã foi com muita neblina


creio que sejam andorinhas

a Ribeira rumo montante



pedra em camadas no rio 7 quedas

caminhão com ponkan - 200 caixas de 25 kg (tipo 5 toneladas) - pronta para subir a serra


o rio 7 quedas já a caminho da sua foz

um Anu curioso


tem várias casas deste estilo na região do 7 quedas. Sinal de colonização antiga (inicio sec 20 ?  algo assim) - lembrando que o vale do Ribeira tinha acesso direto e bem transitado para o porto de Antonina. Mapas antigos mostram este caminho - que subia a serra do Mar ali perto de Cacatu - um pouco mais ao norte. 

Arvore frondosa na estrada


    As montanhas com plantação - veja a direita as arvores carregadas de ponkan

o 7 quedas no seu inicio 


Ponte sendo re-construida - no inicio do 7 quedas

a Ribeira - perto de Cerro Azul

abaixo o 7 quedas a meio caminho. Parece que cachoeira mesmo - neste trecho pelo menos - só tem uma....


acima o sete quedas

abaixo o rio da Piedade entre Cerro Azul e Rio Branco do Sul






RIO SAGRADO ; RIO NATAL com passagem por São Xico mar/ 21 76_2021

 Interessante - o ultimo post e este - ambos passando por São Francisco do Sul. Realmente a cidade é muito agradável de ficar por lá.  Vontade até de morar por uns tempos ali. Aproveitar a cidade, o povo e tudo que tem em volta

O fim de semana ameaçava chuva então saimos de casa sem ter o destino muito bem traçado, na base do vamos indo para ver no que vai dar. Acabamos fazendo uma grande volta por serra e litoral, veja mapa abaixo. Total de 510 km. Com muita terra e barro (a chuva gera barro - não tem jeito)


Basicamente saimos de Curitiba pela BR 277 - pagamos o extorsivo e absurdo valor do pedagio, descemos a serra e bem no final da mesma. Antes do 1o posto de gasolina, entra a direita (tem placa bem explicativa). Ali vai em frente - asfalto, depois terra,depois terra pior (valeta, lama etc) -mas tranquilo. Passa facil. Chega lá no alto (a gente vai de 30 metros de altitude para 570 metros) tem uma parte plana e depois entra em mata fechada, descendo - vale do rio Canasvieiras, serra da Igreja etc.

Tem 3 pontes em estado bem ruim. A do meio é a pior - realmente muito arriscado colocar o carro em cima da mesma. Tem um aviso de ponte caindo. As outras vai do gosto. A ultima seria a mais tranquila, só nao sei direito qual o criterio. Lá pra frente chega no primeiro rio mais largo - rio das Lajes. Carro com tração 4x4 atravessa (moto tambem). Não cruzamos, pois tinha ameaça (que se concretizou) de chuva mais forte. Pra frente tem o rio da Igreja e parece que mais um. Todos atravessam por dentro. Mas a estrada não segue muito a frente. 

Estes rios formam o Canasvieiras, que vai desembocar no Cubatão lá embaixo (estrada da Limeira) e depois Baia de Guaratuba. Esta parte alta que estávamos tinha uma trilha (tem ainda na verdade, mas está com cerca etc) que ia até a estrada da Limeira. Era a famosa trilha da ambulancia. 

Voltamos, fomos para o Ferry Boat em Caioba, atravessamos Guaratuba e fomos almoçar na Vila da Gloria. Tem varios restaurantes lá - todos com nome parecido. Almoçamos no mesmo da vez anterior, Zinho Batista. O ultimo para quem vai rumo a balsa, entre a rua e a praia. 

Pegamos a balsa para São Xico, chegamos lá já escuro. Dia cheio de passeios. Ficamos no hotel Solar da Beira - novamente. O quarto é mais ou menos. Mas o local é legal, localização excelente, atendimento otimo, cafe´da manhã delicioso etc.. Então fica tudo bem

Passeio pela cidade e dia seguinte rumo Oeste. Em Jaragua do Sul subimos o morro das antenas, passando na tal Chieseta Alpina. Bonita igreja e maravilhosa locação, subimos mais um pouco (estrada mais desafiadora, sem 4x4 acho que complica bem) e fomos até as antenas. Vista magnifica, da baia de São Francisco, do Oceano, da Serra e de Jaragua e imediaçoes. Tem um pedaço que dá pra ver até Pomerode - lá mais longe.

Jaragua está a 30 metros de altitude, a Igreja a 550 metros e as antenas a 850 metros. Boa subida

Dali seguimos para Corupá, mas nao conseguimos pegar a confeitaria Pão de Mel aberta (fecha meio dia no domingo). Almoçamos na beira da estrada junto a um posto ´Grid - restaurante São José. Tempero delicioso, várias opções de comida. Vale a pena. 

Daí foi pegar a estrada do Rio Natal e subir. Paramos para visitar a boca do tunel ferroviario, não resistimos e atravessamos o mesmo (torcendo ou não que viesse um trem... haja adrenalina quando vem o trem). Depois parada na ponte metalica e fomos subindo. Nunca tinhamos parado na lanchonete Sininho - um pouquinho antes da Igreja, cemiterio etc... 

E ali encontramos a Michele, o Roy e a Serena (2 anos - filha deles).  Michele e Roy já fizeram duas viagens de volta ao mundo, mais de 3 anos cada uma. Numa Land Rover 130 adaptada da primeira vez e super adaptada na segunda volta. Nunca tinhamos conversado com eles. Foi um papo muito agradavel. Muito muito bom ouvir eles contando um pouco como a visão de vida deles vai mudando com o tempo. 

o site deles -    http://www.mundoporterra.com.br/


Depois foi só terminar de subir, contornar Sao Bento e vir pra Curitiba. 

Como eu comento sempre - Curitiba tem algumas coisas boas. Mas acho a melhor de todas a variedade de lugares para visitar no entorno. Paisagens tão diferentes conforme o rumo que se tome. 

Vão algumas fotos mostrando partes do passeio. 

O aviso de ponte caindo (gostei do gerundio....)
a ponte vista por baixo. Parece super em ordem, ou não....


aranhas e suas teias
lá no alto da estrada do Rio Sagrado uma vista do morro da Igreja - 1346 metros de altitude


na estrada do Rio Sagrado

atravessando a bia de Guaratuba - serras pros lados da estrada da Limeira ao fundo


da-lhe aranhas

vista do restaurante Jaci Zinho na Vila da Gloria - dá uma certa tristeza ficar olhando isto....eheheheh


por do sol na vila da Gloria

o morro das antenas em Jaragua (850 metros altitude) - daqui a pouco vamos estar lá no alto...


vista do alto do morro das antenas - baia de São Francisco - a cidade de São Xico mais a direita - perto dos morros lá no fundo

vista de Jaragua do Sul



fizeram uma construção unica para os diversos usuarios de torres lá no alto  - só Embratel e Oi estão em construção separada

vista da Serra do Mar ao fundo - região de Corupá por ali


a tal Chieseta Alpina - só que fechada. Que decepção

uma kombi equipada para passeios

 
pico do Rio Natal (desafio q será enfrentado em breve) 


pico do Rio Natal

casa tipica da região


o tal tunel 





o rio das Lajes l - lá no alto do Rio Sagrado



abaixo a TWMA conversando com a Land Rover 130 da Michele e do Roy




acho que falta bandeira nesta lataria....
abaixo mini posto de gasolina em São Xico. Tem lanchonete e em cima um café muito gostoso...