Apos 3 anos de espera, com COVID no meio etc - finalmente consegui ir pros EUA visitar Leticia - minha filha. Ela vive em Knoxville TN
aproveitei para dar uma passeada na região, ainda mais que o voo do Brasil era para Orlando (muito mais barato que as outras opções...)
o voo foi via cidade do Panamá - com a COPA. Sem problemas, pontual, serviço tranquilo, nada a reclamar. O aeroporto do Panamá cada vez maior e 90% dedicado a COPA.
foram 22 dias, 5.000 km e vários dias aproveitando o convívio com a filha.
Abaixo um resumo do circuito que fiz - com destaque para Tallahesee (pouco comentada em geral - mas muito simpática), as Smoky Mountains (parte da cadeia Apalachian - com muita muita coisa bonita para se ver e caminhar etc.) e Nashville. Para mim os 3 pontos que mais gostei da viagem.
Tambem curti visitar a destilaria Woodford (perto de Louisville KT) - especialmente porque tinha ido na Jack Daniel´s (outra visita legal) - então foi um contraponto legal - por serem diferentes em vários aspectos - começando pelo porte.
Knoxville onde Leticia vive - é uma cidade medio porte (300 mil hab na cidade, 700 mil na região) - mas com tudo que se imagina e muito simpatica, cheia de parques, o rio Tennessee dando a volta, uma rua antiga no centro historico, opções de lojas, restaurantes, clubes etc.. Muito bom.
Museu de arte de Birmingham tambem muito legal
Em Memphis bem no centro tem um museu oriental - Belz - com obras fantasticas para se ver. Vazio, ninguem se interessa muito. Sorte a minha que fiquei tranquilo. Quantidade grande de presas (grandes) de elefante trabalhadas de forma fantastica. Fiquei olhando e pensando - será que o elefante encararia melhor ser morto para tirar o marfim, sabendo que o destino seria uma obra de arte tão maravilhosa. Não sei não....
O frio em geral não incomodou muito. Dois dias o vidro do carro estava com uma placa de gelo (não era simplesmente uma geada ou algo assim)- placa mesmo. E no meu carro não tinha aquele escavador que serve para arrancar. Peguei agua morna e joguei no vidro. Mas tem que ligar o limpador junto e principalmente estar com o carro aquecido e jogando ar quente pelo lado de dentro.
Mas de tudo o ponto mais legal da viagem foi chegar na frente do café Capybara da Leticia, parar tirar fotos e de repente ela aparecer, meu Deus - que alegria, que sensação boa.
LUGARES ESPECIALMENTE BONS QUE FUI
- Rendezvouz Charles Vesgo em Memphis - bem no centro. costelinha de porco assada - uma maravilha.
- Café Keough na Main St de Memphis - lugar agradavel, café delicioso. comidinhas otimas
- pizza De Sano em Nashville - excelente, maravilhosa.
- Celtic Crossing Irish Pub em Memphis - muito gostoso o lugar
- Schulz Brau cervejaria em Knoxville
- Dean´s restaurant em Oak Ridge
- French Broad Cafe em Asheville.
- Restaurante arabe na main St de Knoxville - Pita acho eu. Muito bom
Algo pitoresco, amigo meu (Marc da Belgica) um dia comentou que quando vc viaja sozinho as coisas legais são legais, mas as coisas ruins tomam as vezes dimensão exagerada, por justamente não ter ninguém para te ajudar. E ai vai a sequencia nesta linha:
- Uma noite comi um sanduíche com carne de porco e muito tempero. Dormi mal, passei mal. De manhã, meio grogue, to lavando o rosto e quando olho no espelho a cara toda cheia de sangue (tipo filme de terror mesmo), tinha arrebentado uma veia do nariz e eu não percebi e espalhei o sangue no rosto. OK, segue o barco, fui pagar a conta, meu cartão de credito bloqueado, lembrei que aquele dali especificamente eu não tinha liberado para uso no exterior. Fui no compartimento secreto pegar os outros dois. Ponho no bolso e vou pagar o estacionamento do carro com QR code. meu celular não lê o codigo. Vou em outras placas, troco de estacionamento etc. De repente percebo que os dois cartões tinham sumido. Não acho os mesmos, ligo pro Itau em Sao Paulo para bloquear e pro Safra para liberar o outro. Consigo finalmente estacionar. Mas meio que estafado, arrasado. AS famosas desventuras em serie.
Sobre EUA em geral, coisas que a gente ou já sabia ou nota agora, mas que mostram a tal da diferença de cultura.
a) uso do QR code está generalizado. Estacionamento de rua ou em area privativa, tudo com QR code e por ai vai;
b) Creio (a ser verificado) que a quantidade de obesos excessivos deu uma diminuida. É uma sensação muito superficial, posso estar errado, mas não percebi tanta gente bem gorda como das outras vezes que lá estive;
c) Fora restaurantes com garçom etc em geral o costume é voce pegar tua comida e depois devolver os talheres e pratos em algum ponto. Cada vez menos gente fazendo serviço de mesa.
d) Auto atendimento nos super mercados já é maior parte, coisa de 70% dos caixas e com certeza em termos de venda muito mais que isto. Sempre funcionando bem, com assistência permanente e rápida.
e) Fui numa cervejaria na area historica de Birmingham - meio com má vontade, pensando na barra de arranjar lugar etc... Quando chego lembro que estou nos EUA,vaga juntinho da mesma, ninguem por perto se oferecendo ou te encarando, enfim - tudo muito a vontade. Cada um na sua.
f) Isto de cada um na sua - respeito pela individualidade etc... É algo muito bom em geral, mas tem a contrapartida ou ponto negativo que reforça a solidão de cada um. Enfim - cada povo com seus costumes.
g) Muito anuncio de advogado e plano de saude. Impressionante.
h) Especialmente no café da manhã - sempre muita massa, fritura e doce. Tem que saber driblar.
i) O transito, como usual, sempre muito rapido mas todos respeitando os outros e sempre na sua. Muito tranquilo, mas ainda bem que tem o GPS para nos ajudar. Alguem poderia me dizer como a gente andava por lá sem GPS?
j) Orlando é muito diferente das outras cidades americanas, acho que virou uma verdadeira mistura de muita coisa e com isto, muita coisa ruim vem tambem. Não gostei do pouco tempo que fiquei lá, tanto na chegada como na partida para o Brasil.
Agora as fotos com comentarios rapidos.
igreja da missão jesuita de San Luiz - Tallahesee - estilo bem diferente das nossas da America do Sul, chão de piso batido.
Estacionamento em Birmingham
acima fotos de Birmingham - area historica bem conservada
ativistas que lutaram pelo fim da discriminação racial e melhor educação para o povo
museu oriental em memphis - uma maravilha. ninguem vai mas é imperdivel. trabalhos em marfim etc
Beale St em Memphis - onde o blues etc rolou solto - hoje dedicado a engambelar os turistas...
o famoso Sun Studio em Memphis - muita coisa boa e marcante foi gravada ali
piramide em memphis - na verdade é um shopping disfarçado, voltado para a pesca
Cades Cove nas Smoky
o tradicional pic nic numa rest area
Queimando carvalho americano que será usado como carvão para filtrar e dar o sabor caracteristico ao old number 7
Um Pantheom em Nashville
Forte dos conquistadores - beira rio - Nashville
Country Music Hall em Nashville - gigantesco
loja das guitarras Gibson
rua tradicional de Louisville
e o famoso derby de Kentucky - por toda a parte
Bourbon na 1a fermentação na destilaria Woodford
finalmente cheguei no famoso Capybara coffee - que alegria - que coisa boa.
vistas do centro antigo de Knoxville - muito bem ajeitado
sinal da primavera chegando
por do sol no rio Tennessee
tail of the dragon - trecho de uns 15 km cheio de curvas- onde os motociclistas vão se divertir..
a fechadura foi desenvolvida para impedir os ursos de abrirem
praias no norte da Florida - olha a sinalização de transito
chuva chegando em Orlando