Varios meses sem postar nada aqui. Motivos outros tem segurado a gente em Curitiba a maior parte do tempo. Apenas viagens curtas.
Uma um pouco mais longa e que vale mencionar foi uma ida a Foz no inicio de Fevereiro, mas com alguns desvios....
Faz tempo que queria levar Eliana conhecer o famoso SHOW RURAL em Cascavel, exposição voltada a Agricultura, promovida pela Coopavel, numa área junto a BR 277 com aproximadamente 1 x 2 km .
Pessoal chega a fazer pequenas plantações (iniciadas anteriormente - claro) para mostrar suas sementes ou algum implemento voltado a colheita etc...
Dizem que chega a ter 35 mil pessoas em um dia. A dificuldade que tivemos em achar um lugar para estacionar já é bom indicativo do volume de gente. Interessante que a maior parte de quem está lá são pequenos agricultores, de sandália, roupas simples, procurando soluções para o seu dia a dia. Fica uma coisa muito realista mesmo.
Enfim - saimos cedinho daqui, chegamos lá antes do almoço, demos uma boa passeada pela exposição mas fomos almoçar mais tarde já na saida para Francisco Beltrão.
Fomos por estradas menos utilizadas até Francisco Beltrão (ou Xico Beltrão ou - nome anterior - Marrecas) via Boa Vista da Aparecida, Salto Caxias e Salto do Lontra. Dormimos em Xico e dia seguinte até Bernardo de Irigoyen (Argentina). Esta cidade forma um trio de cidades (com Barracão - PR e Dionisio Cerqueira - SC) que estão praticamente conurbadas, ou seja - não existe uma divisa clara entre elas. Na verdade entre Bernardo e as outras duas existe tipo um jardim - gramado que separa as mesmas. Mas que é atravessado a pé por qualquer um. E usado para transportar cargas que ultrapassem a cota permitida (duro é escapar da fiscalização na estrada - depois).
Eliana descobriu que para descobrir se estamos em SC ou PR tem que ver os postes de luz. Quadrados de um lado e Redondos do outro (não lembro qual está no PR ou SC.... sorry).
O forte ali são as compras em supermercado de produtos argentinos e os tais vinhos que virou verdadeira mania por ali. Parece que - relativamente - mais forte que em Puerto Iguazu.
Tem a loja Vera Vinos lá - que eu gosto muito. Atendimento super bom , seleção de vinhos excelente. Bons preços.
Quanto ao cambio paralelo - dolar blue que os argentinos chamam. Se voce pagar com cartão de credito, vai ser feito cambio oficial (na epoca 190 pesos por dolar - por exemplo). Se voce pagar em reais ou dolar, eles já convertem pelo paralelo, mas numa taxa um pouco pior, tipo 320 a 340 pesos por dolar, mas se vc for numa casa de cambio e trocar por pesos argentinos, pega aquele bolo de notas (a maior denominação que eles tem é de 1.000 pesos e não é comum ter) e dai voce consegue trocar por 380 pesos por dolar. Tudo valores da epoca. Enfim- várias opçoes.
Dali seguimos em frente, beirando a fronteira brasileira até Andressito e fomos num lugar onde se avista uma mega curva do rio Iguaçu (com o parque brasileiro do outro lado). O nome do local é algo como La Blanquita. Muito legal mesmo. link para o gogle maps: - https://goo.gl/maps/WkeV5XBuzpsaJeWBA
Mais um pouco a gente entra por dentro do parque Iguazu (argentino) - estrada de terra, estreita, pouco movimento. Muito gostoso fazer o trajeto. Bom parar e ficar quieto um pouco - passaros aparecem aos montes. Mamiferos quase não vimos. Deve ser a 4a ou 5a vez que faço o trajeto. Sempre gosto.
No total são 34 km nesta estrada. Dai a gente encontra o asfalto que vem do aeroporto de Puerto Iguazu, mais um pouco a entrada das cataratas, lado argentino etc.
Dormimos num hotel do lado argentino, para curtir o fim de dia por ali - Tem a avenida Costanera - que sobe do ponto de embarque do ferry que vai pro Paraguai (outro passeio excelente) até o marco das 3 fronteiras. Pessoal caminhando, tomando mate, papeando etc.
Encontramos casal de chilenos, lá do sul (perto de Coyahique) vindo numa van não muito nova. Estavam indo para Assunção e de lá descer até a casa deles de volta. Gente boa.
Depois atravessamos a ponte no dia seguinte. Fomos no paraiso dos passaros, que continua um passeio especialmente interessante em Foz e visitar Itaipu. O passeio tradicional. Dizem que é melhor pagar um pouco mais e fazer a visita interna - que já inclui as vistas externas e dá para a gente ver um pouco lá dentro tambem. Fica para a proxima.
Fomos no templo budista (no caminho para Itaipu). Nada muito especial. Sem nenhuma explicação, varias estatuas. Bonito de olhar, mas fica uma sensaçao de querer saber algo mais a respeito.
Depois fomos na Mesquita. Bela construção, mas tambem algo bem fraco. Assistimos um video fazendo propaganda do Islam e depois apenas olhar a mesquita por dentro.
E, claro, uma ida para compras no Paraguai. Apesar do cambio desfavoravel sempre aparece algo interessante para comprar. Mas é bom ter claro o preço no Brasil, sem esquecer que comprando aqui tem a vantagem (que não é pouca) da garantia. Enfim.... escolhas....
DICAS
a) perto Cascavel - na PR 180 - logo que sai da BR 277 (rumo de Rio do Salto) - a esquerda - Cantinho Caseiro, simples mas comida otima e preço super bom.
b) Francisco Beltrão - lanche na confeitaria Bom Bocado. Muito bom
c) Bernardo de Irigoyen - vinhos no Vera Vinos.
d) Puerto Iguazu - Hotel Costa Iguazu. refeição no Jungle ou Acqua. Empanadas no La Misionerita ou no La Mamma (este tem varias opçoes de massas e comidas - mas horario de almoço longo, fica fechado)
e) Foz - Hotel Tarobá (otimo custo beneficio) , doces no Albayan (bom demais).
Seguem fotos - para variar em ordem meio amalucada
Tucano de perto, moça virando passaro....
urubu rei - que bico hein?
abaixo a curva do Iguaçu no la Blanquita - na frente parque nacional do Iguaçu - Brasil
estrada nas imediações do parque do Iguazu - Arg
demonstração de milhos "especiais"
No show Rural
o vertedouro de Itaipu - raramente está com agua no mesmo
balsa Argentina - Paraguay e ao fundo a nova ponte Brasil - Paraguay.... construida com a grana que sobra (e bota sobrar nisto) na Itaipu Binacional. Apesar do Ratinho Jr dizer que contou com ajuda do governo do PR.....
vista da ponte, desde a Argentina- mesma situação que acima
o rio Iguaçu chegando nas 3 fronteiras - para desaguar no rio Parana
dentro do Parque Iguazu - Argentina
acima a curva do Iguaçu acima mencionada
abaixo passagem de animais na Argentina
rio Iguaçu em Salto Caxias
remadores no rio Iguaçu, em Foz
a ponte nova - mais de perto
dentro da Mesquita de Foz. Lá no fundo é a direção de Meca - o nicho na parede é o tal Mihrab - que indica a direção de Meca.
Miharab visto de perto e relogio para ajudar no horario das orações. Este horario é definido lá em Meca e distribuido pelo mundo.
vistas do templo budista. Dentro dele não pode fotografar.
o vertedouro visto de lado
e lá em cima da barragem a vista incrivel do lago de Itaipu