Pois é. Temos um grupo que inicialmente eram 4 moços e que com o tempo foram agregando as respectivas esposas e que nos encontramos regularmente. Este grupo acabou apelidade de SG IV.1 (digamos que isto são reminiscencias de grupos de trabalho da Telebrás....)
Este ano o encontro era pra ser em Sao Paulo. Mas 4 dos 8 ficaram impossibilitados por motivos diversos. Os 4 que sobraram acabaram combinando de se encontrar na casa do Pimentel e Ada em Peruibe.
Florinda e eu lá fomos no sabado 5 de setembro. Estrada movimentada pelo feriado. Peruibe é bem habitada e bem arrumada. No encontro estava tambem dona Elza, mãe do Pimentel e companhia muito agradável pelo humor que tem e por tudo que já passou na vida.
O tempo nao ajudou mas tambem não atrapalhou. Quer dizer, tinha chuva, garoa, nuvens fortes, mas sempre dava pra encaixarmos alguma coisa. Segunda feira dia 7 foi um belo dia. Pegamos praia etc e tal.
no domingo fomos visitar a parte mais distante de Peruibe, praia de Guarau e a entrada da reserva da Jureia. Dali se pode ir a uma cachoeira e tambem na barra do Una que já fica bem no meio da reserva. Desta barra é umas 6 horas de caminhada até o lado sul da reserva, já na regiao de Iguape.
Optamos em só ficar por ali mesmo, pois com a chuva as paisagens não eram lá essas coisas. No dia 7 os 3 paulistas retornaram a Sao Paulo e nós dois fomos para Iguape. Tomamos a estrada do Despraiado. Em Pedro de Toledo (na estrada que liga Peruibe a BR - 116) viramos a esquerda (rumo sul), ali uns 4 km de asfalto e depois uns 42 km de terra. Sobe uma serrinha, passa por bananais enormes, rios encachoeirados, até chegar na planicie do outro lado, vai bordeando uma regiao pantanosa até pegar o asfalto da estrada que liga br-116 a Iguape (altura do km 402 da 116).
Chegamos a Iguape e já gostamos. A famosa Matriz de Bom Jesus, a pracinha, as casas antigas, o povo super tranquilo etc e tal.
Ficamos no Solar da Praça (bem em frente a igreja(. Casa de 120 anos e muito bem cuidada. O barulho da praça durante a noite incomoda um pouco.
De madrugada muito vento e tempestade forte. De manha fomos visitar a matriz debaixo de chuva. DEpois pegamos o carro e fomos rumo norte. Estrada de Içapara. Fomos na praia de Leste, que é um encontro do mar pequeno (braço que fica por dentro da ilha comprida e banha tanto Iguape como Cananeia), final da Ilha Comprida e a foz da Ribeira do Iguape. Muito legal o lugar. Pra mim que desde pequeno atravesso a ponte da Ribeira em Registro e fico olhando aquele riozão ali, foi legal ver onde ele finalmente se encontra com o mar. Depois uma balsa bem pitoresca atravessa a Ribeira (uns 2 km pra cima da Foz) e nos leva pro lado da praia da Jureia. Uma vila ou balneario bem pequena e dali 15 km de praia (cuidado com maré e riozinhos que podem virar mais que riozinhos conforme a chuva) chega-se no costão da Jureia.
Na volta almoço nesta vila da Jureia - restaurante do Nelio - excelente prato comercial com um peixe fresquinho e bem frito.
Dali volta a Iguape (no caminho perdia a placa da frente numa poça) demos uma ultima girada pela cidade, café na livraria e café Farolito (lugar bem legal...) e tomamos a estrada pra Curitiba.
Agora vamos as fotos
1 - Grupo almoçando no sabado na casa do Toninho
2 - Toninho repartindo a picanha....
3 - Peruibe vista do morro da caixa dagua
4 - praia do Guarau
5 - grupo no Guarau e tome chuva
6 - entrada pro parque da Jureia rumo a barra do Una (lado norte)
7 - bananal na estrada do Despraiado rumo a Iguape
8 - ponto de banho no rio despraiado
9 - atravessando o mesmo rio
10 - serras da Jureia (ja chegando no asfalto da 116 pra Iguape)
11 - a Ribeira do Iguape perto desta
12 - Matriz de Iguape
13 - esperando a cerveja...
14 - igreja do Rosario em Iguape
15 - Iguape vista do morro do Cristo
16 - na Balsa
17 a 19 - costão da Jureia
20 - praia de Peruibe com sol...
21 - PImentel e Ada se preprando pro sol
22 - a praia em vista inferior...
23 - porto de pescadores em Peruibe (evitem os camarões...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário