Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PICO PARANA 19_2010

Mais um sonho antigo - quase realizei....

ano passado até tentamos, mas o dia tava feio e meio que pra nos preparar subimos apenas o Itapiroca, que fica no caminho pro Pico Parana

como quase todos sabem, este Pico, a 1877 metros de altitude é o ponto mais alto do Parana.

Fica na serra do Mar, junto a represa Capivari- Cachoeira, na direçao de Sao Paulo, dando vista pra região de Antonina na parte do litoral.

Saimos Daniel (meu filho), Angelo Ziliotto e Fenca (Fernando Erbe) as 4 da matina do dia 7 de agosto passado. Previsao do tempo indicava dia bom, o que acabou se mostrando mais que verdadeiro. Trechos com neblina.

As 5 da matina começamos a subir, depois de deixar o carro estacionado na fazenda do Dilson. Estamos a 990 msnm.

A subida inicial (uns 40 a 50 minutos) já é um bom teste. Depois de 2 horas chegamos na saida para subir o Caratuva e nosso caminho segue por uma garganta entre Caratuva e Itapiroca. Mais uns 15 minutos uma bica de agua muito boa. Vale uma pausa. Com 3 horas de caminhada chegamos na saida pro Itapiroca (dali em mais uns 30 - 40 minutos de subida forte a gente chega no topo do Itapiroca). Mais um pouco chegamos no topo deste vale (aprox 1580 msnm), onde inicia uma descida rumo ao PP (pico Parana). Com 4 horas de caminhada estavamos no tal acampamento 1, neste trecho a gente cruza 3 ou 4 fios de agua - praticamente as ultimas chances de se abastecer. Trecho de vegetação mais rala (pelo vento e pelo frio imagino). Dali parte uma segunda subida pro Caratuva (que já foi ficando pra tras da gente). Dali se ve o litoral e outros picos em volta. Já é uma paisagem muito bonita. O conjunto do PP saia de dentro do mar de nuvens e a cerraçao em si escorria do planalto pro litoral. Bonito de ver.

Dali uma boa descida até uma ponte de pedra onde de cada lado tem uma descida de uns 500 metros até dois rios que cercam o conjunto do PP e sao tributarios do rio Cachoeira lá no litoral (desagua perto de Antonina). Esta ponte esta a uns 1450 msnm.

Dali uns 2 paredoes de uns 20 metros cada um. Escada na pedra, vertical. Pros mais idosos e pesados, meio complicado. Mas fomos.

Quando chegamos no segundo acampamento (onde tem um refugio de pedra), estavamos a uns 1650 msnm. De novo campos e vegetaçao rala e baixa. A direita uma saida que leva nuns 30 minutos até o pico do Camelo. Eu parei ali. Com certeza chegaria até o topo. Mas nao ia conseguir voltar até o carro. Nao quis arriscar. Nao me arrependo. Fiquei chateado, mas só um pouco. O visual até ali já valeu muito muito. Daniel e Angelo seguiram (em 2 horas e 15 foram e voltaram até o topo do PP). Fenca ainda subiu uma boa parte e eu subi um pouco. Dava para ver Curitiba, Marumbi, Anhagava etc dali. Bem nitido. Avioes passando por perto toda a hora (manobras para pousar no afonso pena)

Retorno foi cansativo. Levamos 5 horas e meia até o carro. Total - 14 horas na serra. Muito tempo, muita energia. Mas valeu

fotos no link


http://www.kodakgallery.com/gallery/sharing/shareRedirectSwitchBoard.jsp?token=313401755905%3A212952732&sourceId=533754321803&cm_mmc=eMail-_-Share-_-Photos-_-Sharee

Nenhum comentário: