Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de março de 2016

de OURO PRETO A SABARÁ pelo caminho complicado. Mas BELISSIMO - IMPERDIVEL 52_2016







Pela beleza e interesse deste trecho achei melhor deixar num post separado. Dá para fazer com veículos comuns, desde que altos (Uno, Palio, Gol e similares), mas se chover ou a estrada ficar pior, um 4x4 é mais garantido.


Trata-se de uma ligação do sul para o norte, atravessando o maciço de montanhas que circunda BH. Só que mais a leste da cidade, digamos meio que paralelo a BR-040.

O inicio do trecho é uns 10 km após Cachoeira (rumo Itabirito) na entrada para Glaura e Acurui.  Este inicio é asfalto bem tranquilo.  A altitude ai é de 950 metros. 


Após uns 8,5 km tem uma bifurcação. Se tomar a direita vai dar no pátio da mineração Capanema, já em plena serra. Toma a esquerda rumo Acurui. Mais uns 2,3 km no asfalto, tem uma bifurcação de terra a direita (o asfalto segue a esquerda para Acurui). Toma a direita, sempre – NA DUVIDA – seguindo placas para cachoeira Chica Dona.  Neste local estamos a 1080 metros de altitude. 


Dai segue trecho em subida por uns 14,5 km até chegar na cachoeira. Tem partes meio complicadas, curvas fechadas e empedradas etc. Vai com calma. 


A cachoeira na verdade são duas, e a estrada passa entre as duas. Então para o carro, dá para tomar banho, ver a paisagem lá do alto (já estamos a 1120 metros de altitude)



Seguimos em frente, porque a partir daqui a região é mais desabitada e a subida mais forte e PRINCIPALMENTE a estrada dá uma boa piorada.  Depois de aproximadamente 1,8 km (a 1235 metros) tem um entroncamento bastante duvidoso. Se você tomar a esquerda vai descer para Rio Acima, depois Raposos, Nova Lima e chegando em BH. Mas o roteiro é a direita, continuando a subir. Mais uns 6 km a gente chega no ponto mais alto da estrada, que fica a 1440 metros mais alto.  Parece que tomando uma trilha a esquerda por coisa de 1,5 km tem um belo mirante. Mas dali onde estava já se tem bela vista.  


A partir dali são uns 15 km, sendo com um trecho com fortes descida até chegar a Conceição do Rio Acima. Nesta descida a serra em frente é a que cerca o convento do Caraça. Belissimas paisagens. Mais uns 24 km a gente chega em Barão de Cocais.



Antes de entrar na cidade, pega a esquerda na estrada de terra que vai para Caeté, passando perto de Morro Vermelho. São uns 37 km neste trecho, terra ainda.

A partir de Caeté, pega a estrada antiga para Sabará, que vai pelo alto dos morros, vistas de BH, da serra da Piedade etc. Tudo asfalto, muita curva, muito transito, quase 30 km.



É passeio dia inteiro, mas a alma volta expandida de tanta coisa bonita que a gente vê. E não deixe de aproveitar para bater um papo com quem puder na beira da estrada.


 Vistas no inicio da subida

abaixo a cachoeira Chica Dona - a parte que a gente vê por baixo, do outro lado tem a parte que ficamos no topo

 nas estradinhas de Minas

abaixo casa de fazenda
 no topo da serra

 flores do cerrado

no ponto mais alto da estrada

 ainda sae ve o pico do Itabirito daqui

estas serras com a cachoeira no meio, são as do Caraça, mas vistas do outro lado

 a cachoeira mais de perto

abaixo a igrejinha em Conceição do Rio Acima

Nenhum comentário: