Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

EUA - KNOXVILLE, TN - só para visitar a filha e o genro novembro 25 - 96_2025



 

Depois de quase dois anos sem ver a Leticia, resolvi que estava deixando passar o momento. Eliana não pode ir devido a situações diversas. Acabei indo sozinho.

Isso não foi muito legal. Nós dois viajando é muito bom. Especialmente bom. Mas enfim – foi o que deu para ser feito...

Saída 12 novembro volta 26 novembro

 Primeiro sobre a logística do voo.

Comprei uma passagem (American) de Guarulhos a Orlando. Orlando em geral é o destino mais barato nos EUA. Com milhas comprei ida e volta de Curitiba a Guarulhos e comprei uma passagem ida e volta de Orlando a Knoxville com a Allegiant.

 

Alguns comentam que somando tudo (bagagem especialmente) daria quase o mesmo que comprar Curitiba a Knoxville integral. I beg to differ (peço licença para discordar...). Além de mais barato (pelas minhas contas...) ainda tem a questão de menor tempo de espera nos aeroportos, especialmente Orlando e Guarulhos. Mas concordo que tem seus perrengues.

No caso especifico, o voo da Allegiant não sai do aeroporto principal de Orlando (sigla MCO ) e sim do aeroporto de Sanford (SFB) , uns 50 km ao norte do MCO. Fica a dica, pega um ônibus no terminal A do MCO, paga com cartão 1 ou 2 dólares, o primeiro ponto seguinte é a estação de Sand Lake de um trem urbano de Orlando (Sun Rail). Aguarda o trem (atenção aos horários, não são muito frequentes... e a estação é no meio do nada..). Passeio gostoso. Longo. No meio do caminho tem uma Church St station. Tem barzinhos, restaurantes por ali. Pode ser um ponto para dar uma volta. Depois segue ate Sanford station. Chama um Uber (uns US 18 aprox.) e vai até o aeroporto..... Trajeto de volta parecido...

Enfim – cheguei a Knoxville. Bom rever os dois. Leticia claro que mais um pouco. Conhecer a casa nova deles. Muito legal, gostosa, bom tamanho, aconchegante.

No final de semana fizemos um asado de tira na churrasqueira. Tava bem razoável. O carvão é quase mais caro que a carne......

Ia alugar um carro e dar umas passeadas por ali, mas deu uma preguiça. Então foram umas voltas pelos parques, algumas comprinhas (tem que fazer as contas bem, pois muita coisa com preço parecido ou até maior que no Brasil fora a questão do preço da bagagem), fomos na sinfônica de Knoxville, no teatro da cidade. Coisa muito legal. Tudo. Ver o pessoal, a orquestra ótima, a decoração do teatro bem eclética.

Andei de ônibus, de Uber, a pé, dirigindo o carro deles. Tudo sempre bem tranquilo. Tem um aplicativo do ônibus da cidade, dá as dicas certinho, inclusive com horário atualizado de quando ele vai passar no ponto.  Mas andar de ônibus é algo interessante, pois o tipo de gente que circula no ônibus (considerando que 95% das pessoas tem seu próprio carro) é gente bem peculiar. Bom ficar observando.

Sempre notando os pequenos detalhes que tornam as coisas diferentes daqui. Não diria que sempre para melhor. Diferente basicamente. Exemplo: o segurança do shopping anda de colete a prova de balas, isto acabou prejudicando a coluna dele. Vai ter que operar. Ele paga a cirurgia e não recebe nada no período que precisa ficar em casa. Relação trabalhista aqui é complicada....

A questão de contar com os funcionários, parecido com o Brasil. Pessoal não vem, difícil contratar etc e tal

Atendimento nos mercados sempre rápido, agilizado. Tanto o caixa como o comprador sabem que aquilo precisa ser feito rápido. E fazem....

Eles promoveram uma feira de artesanato em volta da loja do Capy num domingo. Vieram 25 bancas, legal ver pessoal montando, expondo, vendendo. Parece que na média gostaram do evento.

Acho interessante ver os estilos de cada tipo de loja aqui. Como montam sua estratégia para agradar o tipo de cliente que querem. São nitidamente diferentes, cada uma. Bom mesmo é devolver alguma coisa. Nenhuma pergunta, simplesmente anotam e devolvem no cartão que pagou a compra ou algo assim.

Aliás – comprei dois pijamas iguais, um XL e outro 2 XL para experimentar e devolver um. Esqueci e trouxe os dois pro Brasil.....ehehehe.

Na volta pro BR, em Orlando, como tinha umas 8 horas de intervalo, aluguei uma F 150 (acabei pegando uma GM Sierra – tipo uma RAM muito bom, mas bebe demais...) e fui até Cocoa beach. Onde param os navios dos cruzeiros da Disney etc... Tem a parte tipo Disney e tem a parte de praia comum. Me pareceu ótima. Chuveiro na saída, agua não muito quente nem fria.

Em Knoxville jantamos na Osteria Stella – uma delícia de lugar. Conheci uma rede de sanduiches Culver´s e a 5 guys. Ambas muito boas. Delicia de sanduiches. Tem uma loja de alimentação – Trader Joe´s muito boa. Alto padrão. Coisas frescas. Vale a pena dar uma olhada. Claro que alguns doughnuts do Krispy Kreme (bom demais). Mas dá para comer uns dois. Depois começa a enjoar.

Trecho Orlando – Guarulhos (via Miami) ida e volta foi com American Airlines. Achei bem meia boca no geral. Nada especial e se pudesse escolher nas mesmas condições, preferia Latam.

O Farmer´s Market na praça principal de Knoxville continua, aos sábados. Bom programa. Sempre umas coisas legais. Mas como era início de inverno, poucos vegetais. Maior parte aboboras e similares

Aliás – apesar do pico das folhas amarelando já tivesse passado, mesmo assim muito bonito ver a folhagem das arvores secando e caindo (muuuita folha pelo chão). Tons diferentes, mais escuros, mais avermelhados etc...

Você pode varrer as folhas do teu quintal até o meio fio, passa uma máquina aspirando as folhas que estão no meio fio.... Já mói na mesma hora.

Embarque e desembarque em Guarulhos, o horror de sempre. Tudo apertado, mal montado. Na ida o embarque foi no terminal 2 (parte antiga), daí a situação é mais tétrica ainda... Que indigência mental a nossa. O terminal 3 é melhor, mas está totalmente tomado, tumultuado, entupido de gente. As tais salas VIP não têm mais lugar para ninguém. Agora estão vindo as salas over- VIP para tentar peneirar mais... Que coisa.

 

Seguem fotos:





saindo de Miami rumo Orlando

o Sunrail em Orlando


Estação do sunrail e abaixo a Church St em Orlando

Finalmente nos encontramos

Primeira ida ao Capy coffee - muito bom estar ali







em frente a nova casa deles

o contraste das cores... umas arvores vão enfrentar o inverno verdinhas outras peladas de folhas


visitando o corpo de bombeiros, onde a Sarah trabalha. Ela esteve em Curitiba faz pouco tempo

as folhas e suas tonalidades






bebida curiosa - ruim, doce demais

e dá-lhe folhas








sol nascendo atras do Carvalho ou Maple

estatua no centro de Knoxville




os varios tipos de maçã

no Capybara


jantar em casa

pick up que virou canteiro



horta da Universidade






Pinheiro de Natal no Capy

o rio Tenessee e o parque 


diferentes penas
o teatro em Knoxville



uma doninha atras do Capybara Coffee

e da-lhe folhas


jardim botanico

nascer do sol com smoky mountais nos fundos



embarcando de volta - tristeza demais- 

Sierra da GM - quase um caminhão

acima para recolher linhas e anzois -abaixo para pegar um e catar lixo na praia

na praia 

dia amanhecendo na altura de Brasilia - quase em Guarulhos








Nenhum comentário: