Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de junho de 2010

APIAI, IPORANGA E VALE DA RIBEIRA 17_2010


ACIMA O RESUMO DO ROTEIRO. O mapa ficou meio carregado com outros roteiros, mas no geral a linha é: sai de Curitiba a esquerda vai até o ponto 3 que é Adrianopolis, depois Apiai (até ai asfalto - linha azul) dai desce para Iporanga depois Barra do Turvo (terra - amarelo) retoma asfalto, vai até BR - 116 e retorna a Curitiba. Norte está quase na lateral está no canto direito superior ou o lado direito da foto é Nordeste.

Acima subindo para a BR 116 - da para ver a pista e abaixo chegando em Barra do Turvo com as serras mais altas ao fundo



acima o rio da Barra do Turvo e abaixo a Ribeira em Iporanga



acima antiga fabrica de chumbo (extração) agora em processo de recuperação ambiental. Abaixo no belvedere do vale do Betary





hotel antigo em Apiai (lembrando que antes da br 116 a gente ia de Sao Paulo a Curitiba passando por Capao Bonito e a bela e singela Apiai) e abaixo a Ribeira em Adrianopolis.


acima a estrada do Perau no seu inicio....
Domingo - 27 junho - com o dia bonito que estava peguei a motinho e fui na direção de Apiai - via Bocaiuva do Sul.

Ate Tunas do Parana (uns 80 km daqui) a estrada é meio monotona. Depois começam a aparecer algumas vistas legais. Depois do rio Santana tem um morrão que dá para subir de moto ou carro até quase o topo e depois uma caminhadinha até o topo. Visao fantastica de tudo em volta (Serra do Mar, Serra de Bocaiuva etc). Mais um pouco (km 37 da divisa com SP) tem uma saida de terra a direita com um indicativo - PERAU (palavra tupi). Bonita descida na terra. Segui pelo asfalto. Vistas bonitas, muita curva, plantação de pinus em grande quantidade e por ai vai. Adrianopolis e Ribeira (esta no lado de SP) bem feias e a Ribeira no meio - sempre bonito rio. Depois uma subida leve até Apiai. Cidade feia tambem, com fabrica de cimento para piorar as coisas. Ate aqui 180 km de asfalto desde Curitiba.

Ai peguei a estrada de terra para Iporanga. 44 km, no inicio meio sem graça mas quando chega no vale do Betary a vista fica incrivel. Descidas fortes, alguns trechos pavimentados, os acessos a campings, hoteis, cavernas (Santana a principal), algumas cachoeiras, antigo aproveitamento de chumbo etc.... Depois Iporanga. Cidade antiga mas bem desfigurada e atravessamos a Ribeira de novo. Ja bem mais caudalosa. Na saida da ponte a esquerda vai para a caverna do diabo e depois Registro. Peguei a direita, mais 33 km de terra até Barra do Turvo. O rio na barra doTurbo (Pardinho ??) bem mais estreito mas bem encachoeirado e parece ser legal para rafting.

subida até a br 116 e volta para Curitiba. Total 390 km sendo uns 80 de terra. Em Apiai restaurante boleia (rodizio para caminhoneiros e apiaiesens) Parece que tem o Tuks que é bom tambem.

$

7 comentários:

jose disse...

Melhores informações sobre a região procuro no blog. IPORANGA EM FOCO. ABRAÇOS ZÉ NUNES

Unknown disse...

Oi...interessante seu percurso.
Mas quero fazer uma correcao: na Barra do Turvo existem 2 rios, o rio Turvo (o qual da nome a cidade, pois ele é "barrado" (desagua ) no rio Pardo (o segundo rio)...o qual desagua no rio Ribeira. Existem centenas de rios no municipio, mas os maiores sao esses dois.

Abracos. ---Ricardo - ex-morador de Barra do Turvo

fatima disse...

quanta saudades da minha cidade

amilcar disse...

Comentario do Ricardo totalmente correto - até porque faz jus ao nome da cidade (se fala em Barra é porque deve ter uma Barra por ali...)

grato pelo comentario

Anônimo disse...

o vale é muito rico, principalmente em belezas naturais, mais não é só isso de uma olhadinha nesse site:

http://niltonflorindo.webnode.com.br/

Jeferson Jess disse...

Olá Amilcar,

Como está a estrada da Barra do Turvo até Iporanga? Condições boas para um carro de passeio pequeno? Estou querendo ir ao Petar por esse caminho..

Abraços!

amilcar disse...

Jefferson - desculpe a demora em responder. Quando passei por ali a estrada não estava muito legal, mas sem grandes buracos nem atoleiros, ou seja um carro normal passa - desde que o motorista vá com calma e tranquilidade, sem forçar a barra. espero que ainda seja util.