Powered By Blogger

terça-feira, 3 de maio de 2011

PORTO ALEGRE - PASCOA ABR 2011 - 23_2011

Fazia uns bons anos que eu não ia a Porto Alegre, Florinda tambem a fim de rever a capital mais ao Sul e pra viabilizar totalmente - Leticia simplesmente não conhecia a cidade. Então resolvemos passar a Pascoa por lá, aproveitando o dia adicional referente ao feriado de Tiradentes. Daniel preferiu não ir.

Florinda e eu saimos na terça (aposentado é assim - já sai bem antes) e fomos dormir em Tubarão (Art Hotel - novo e muito bom - R$ 120 p casal). A estrada bem cheia, e ainda bastante obra pra ser feita desde o final de Palhoça (uns 12 km após shoping Itaguaçu) até o final das serrinhas (entrada pra Guarda etc). Este trecho mais o trecho entre Laguna e Tubarão - ambos bem ruins

Dia seguinte tranquilo - especialmente após divisa SC- RS. Visitamos Passo de Torres (cidade catarinense bem em frente a Torres) - interessante o contraste entre as duas. Chegamos em Porto Alegre no inicio da tarde. Hotel Blue Tree Millenium - perto do Beira Rio (R$ 250 p casal). Bem instalado e facil acesso para quase todo o lado da cidade. Fomos jantar no Prinz Bar. Local antigo de tendencias alemãs (tava excelente - pra variar - salsicha, mignon com molho de nata etc..). Apanhamos Leticia no aeroporto lá pelas 22 horas. De tarde ainda visitamos o teatro Sao Pedro (que ia fechar durante os feriados) - muito bem cuidado. Uma das boas coisas da cidade pra se visitar.

Na quinta feira nos dedicamos ao centro da cidade e museu de Tecnologia da PUC. A noite jantamos no Puppi Baggio (Moinhos de Vento). Na sexta de muito sol, fomos visitar o gasometro, a ponte sobre o rio Guaiba (que agora chama Lago Guaiba) e depois fomos na fundação Ibere Camargo. Almoço no Copacabana (mais ou menos). Depois caiu chuva brava (legal de ver do topo do hotel, mas parece que a cidade e as pessoas sofreram - e não foi pouco). Tambem fomos na Torta de Sorvete (Padre Chagas no Moinho de Ventos) -tortas geladas muito muito boas. Sabado partimos pra serra. Via Taquara chegamos em Gramado (cidade cheia e a estrada bem sem graça - é pra quem quer chegar logo - via br 116 a paisagem é bem mais legal). Almoço (fondue - caiu bem com o friozinho) na Maison Fondue. Compramos chocolate e fomos pra Caxias. Sopa de Capeleti e ver o frio chegando. Amanheceu bem limpo o tempo. Dai é pegar a 116 e aguentar a monotonia até Curitiba. Depois de Mandirituba - quase que fila continua.

MELHORES COISAS

tortas geladas na Torta de Sorvete

Massas do Puppi Baggio

sopa de capeleti e jantar no Di Paolo em Caxias

Fundação Ibere Camargo

Museu de Tecnologia da PUC (tem que ir com tempo ou ir varias vezes)

por de sol no Guaiba

fondue no Maison de Fondue (estivemos lá em 95, era bom e continua bom)

Igreja de Sao Pelegrino em Caxias

a BR 116 enquanto sobe a serra (até Campestre por ali)- pelas vistas

OUTRAS COISAS BOAS

Mercado de Porto Alegre (tinha feira de peixe, inclusive vivo), salada de fruta com sorvete no box 40, vinhos gauchos desconhecidos mais ao Norte... etc

Fundação Santander - a reforma do predio ficou muito muito boa.

Memorial do RS - interessante checar as peculiaridades da historia do RS

Museu de Arte do RS - bem ajeitado. O Bistro (entrada independente) parece legal

Catedral

Centro Cultural Mario Quintana (tá meio caidaço, mas vale uma visita com certeza)