Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FECHAMENTO - VIAGEM TURQUIA ETC...

Voltei pra casa, os dias se passam e eu deixo este blog neste estado meio mal terminado. Ruim isto.

Bom - vamos lá

primeiro estilo diario

De Tekirdag seguimos para Istanbul, onde ficamos dois dias. Revendo algumas coisas, dando umas voltas, comendo docinhos etc.... Realmente como alguem comentou, a quantidade de turistas aumentou bastante, pelo menos naqueles lugares mais visitados. Um dos dias choveu e fez frio (inverno chegando) então não teve por de sol etc...

De Istanbul voo pra Frankfurt. Lá alugamos um audi A-6 e ripa nas auto estradas (ou autobahn...). 170 por hora é uma velocidade tranquila por lá (asfalto super liso, o carro estável etc...)

chegamos em Berlim e gostamos muito. Foram 3 dias na cidade mas com vontade de voltar. Visitamos o museu Pergamo, Museu Egipcio, Gemald gallerie, os bairros de lojinhas e barzinhos, a nova sinagoga, o domo de Berlim, passeio pra tudo que é lado, Brandenburg Tor, Tiergarten, Ku-Dan (rua do comercio e agitação), a tal loja KaDeWee - loja de departamentos mas muito muito legal - cheia de coisas bonitas. Uma loja de artigos para quem anda no campo (camping, alpinismo, caminhada, surf, vela etc..) - gigantesca e muito muito boa (fora os preço$$$) - Globe Trotter. O castelo da rainha Charlote mais uma choperia do lado (Lemke algo assim). Mas realmente o mais legal de Berlim é andar ou pedalar por tudo que é canto.

e estamos aqui de volta

45 dias

38 horas em aviao

6700 km de carro

e muitas lembranças boas

AGORA VAMOS A UM APANHADO OU APRECIAÇÃO

TURQUIA

- Pais em situação similar a nossa. O turco em geral é de boa paz mesmo, hospitaleiro e não quer saber de confusão. Te trata bem em qualquer circunstancia e eu diria que isto é natural para eles pois a gente observa que o relacionamento entre eles é tranquilo tambem. Mesmo quando a situação está tensa, eles vão se ajeitando e indo como podem. Exemplo mais tipico é o transito. As estradas são muito boas e em boa conservação, mas cada um dirige meio como quer. Ninguem se estressa ou buzina ou xinga etc. Vão seguindo em frente.

- A comida tem de tudo e basta procurar. Dá pra comer bem barato e dá pra comer bem caro. Os doces são um capitulo a parte. Adoram pão. Tem muita padaria pela rua e no restaurante o cara sempre se preocupa em te trazer muito pão. Cerveja e vinho mais complicado provavelmente devido a questão da religião. Normalmente não se encontra facilmente, não é barato e não diria que são otimos. A cerveja Efes - que é a mais comum - é bem ruizinha (na minha humilde opinião)

- O Islamismo impera no pais. Nâo que a gente tenha que tomar alguma providencia especial, mas é sempre bom lembrar que mesmo que o pessoal não explicite isto, está por toda a parte. Quando o Imam começa a chamar para as orações (5 ao dia - a primeira as 5 e meia da matina) quem está ouvindo musica abaixo o som etc...

- A bebida oficial - conforme divulgado faz mil anos - é o chá mesmo. Alternativa agua engarrafada (tem por toda a parte e é barata) - mas o chá é uma boa.

- A gente quando está lá e começa a se por mais ao par da historia da região - percebe quantos povos já andaram por lá e quantas misturas já houveram. Uma das cidades mais antigas do mundo fica no sul da Turquia (6500 AC). Depois os Hititas, Turks, Gregos, Persas, Arabes, Europeus etc... Muita muita influencia de toda a parte. Por isso que fica dificil dizer que a comida, arquitetura, lingua etc.. tem cara de algo que já conhecemos. Tem mesmo é cara de Turquia.

- Os bares ou restaurantes sempre procuram ter um arranjo agradavel, com sombra de arvores, sofás e almofadas, musica legal etc... E sempre que precisa trazem aqueles lenços umidos (em envelope hermetico) para a gente limpar a mão.

- Junto as mesquitas sempre tem banheiro para homem e mulher (Bay e Bayan), fora isto é facil encontrar nas cidades banheiros publicos. Alguns pagos a maioria não.

- O pessoal não fala ingles indiscriminadamente. Nem sempre é facil de se comunicar. Muitos manjam mais de alemão e frances do que ingles.

- quanto as regioes - Lugares imperdiveis alem de Istanbul, são a Capadocia em geral e a costa sul (Egeu - Mediterraneo) - juntando beira mar e ruinas de cidades gregas, romanas, bizantinas etc. Efeso, Pergamo, Afrodisias, Prige e Mileto são as mais famosas e bonitas.

ISRAEL e JERUSALEM e PETRA

- Israel impressiona muito por tudo que foi feito desde 1948. Realmente construiram e realizaram muito. Mas a sensação que é um povo pronto pra guerra está sempre presente e a propria maneira no trato acho que reflete um pouco isto. Mas não tem como abrir mão de conhecer Jerusalem e ver o encontro das 3 grandes religioes monoteistas. Tensao fortissima, lugares sagrados que a gente não tem como dizer que não sentiu nada, a mudança brusca de ambiente quando sai de um bairro e entra em outro (especialmente na divisa arabe - judeu) e por ai vai.

Quanto a Petra - bonita e fantastica, mas o trabalho que dá ir até lá realmente faz a gente pensar 2 vezes. Acho que juntar com outras coisas (passeio no deserto, mergulho no mar vermelho, ida a Amamm etc...) torna mais atrativo o passeio.

ALEMANHA

Só vimos Berlim, ficamos lá 3 dias e precisa mais. Temos que voltar

FOTOS

NOS LINKS ABAIXO AS FOTOS DA VIAGEM

EM PRINCIPIO NÃO PRECISA SE CADASTRAR NO SITE

MAS TEM QUE RECORTAR O LINK E COLAR NO NAVEGADOR (explorer, mozilla etc...)