Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PONTA GROSSA A APUCARANA PELA TERRA 31_2011

O percurso pro Norte do Parana já fiz varias vezes pela estrada usual ( BR 376 via Imbau e Maua da Serra).

Mas sempre olhando a alternativa que seria ir pela terra seguindo aproximadamente o rio Ivai.

Foi o que fizemos no feriado de 15 novembro. Dia de chuva mas já no final da mesma.

De Curitiba a Ponta Grossa pelo asfalto tradicional, apesar de que daria pra já sair na terra daqui mesmo, só que não ia dar para fazer em um dia apenas.

Na primeira saida a direita após Ponta Grossa (rumo Guarapuava), tomamos a direita pra Ipiranga. Dali 26 km de terra até a estrada para Ivai (atenção que uns 11 km depois de Ipiranga tem um entroncamento, tomar a esquerda - tem uma plaquinha de madeira bem discreta no entroncamento. Se tomar a direita vai no rumo de Reserva etc).

De Ivai (almoço ou lanche no Jacó - razoavel e o Jacó atende com cortesia e eficiencia). Dali o trecho principal de terra. Seguindo a PRC 487 por todo o trecho. Só que nao tem placas na estrada, mas no Google é a estrada demarcada e o roteiro está correto. Seguimos na direção de Saltinho, depois Teresa Cristina (vilarejo meio triste mas a paisagem do rio Ivai e uma balsa movida a cabo de aço e braço do balseiro compensa). Metade deste trecho é em parte alta com paisagens bonitas. Trecho seguinte até 3 bicos onde a gente encontra o asfalto que vem de Reserva rumo a Candido de Abreu. Este trecho tem uns 55 km de terra. Tranquilissimo. Carros de passeio altos e com suspensao razoavel passam tranquilo (tipo Palio, Gol, Uno etc.).

De Candido de Abreu saimos a direita (em frente no asfalto vai pra Manoel Ribas e depois Ivaiporã) rumo a Rio Branco do Ivaí - 32 km de terra mas muito bem compactados, empedrado etc. Depois só asfalto, passando por Grandes Rios, Borrazopolis e Novo Itacolomi.

Enfim um bom passeio - mas destaco como o mais bonito o que vai de Ivai a Candido de Abreu.

alem de escapar de 3 pedagios (23 reais no total - algo assim... rsrsrsrssrsr)

2 comentários:

Anônimo disse...

Li sobre sua viagem de Villa Montes/Tarija/Tupiza, na Bolívia. Um roteiro que quero fazer nos próximos dias. Essa viagem é apenas para um 4X4 ou um carro comum faz o trajeto? Sabe se já asfaltaram a estrada? Quanto tempo vc calcula, de uma cidade a outra? Se possivel, agradeço sua informação. Meu e-mail nelsoncanesin@yahoo.com.br

amilcar disse...

Nelson - mandei email mas reforço por aqui - a) div py-bolivia ate vilamontes - estava sendo asfaltada em maio 10; b) vilamontes a tarija nao acho que tenha sido asfaltada - dá umas 7 horas; c) tarija a tupiza tinha varios trechos sendo asfaltados deve dar pra fazer numas 6 horas. carros altos e de suspensao forte passam bem (mille, palio, gol, parati, weekend e similares)