Powered By Blogger

sábado, 10 de novembro de 2012

PORTUGAL e ESPANHA - FECHAMENTO DA VIAGEM

Fizemos o retorno atravessando de ferry de Tanger para Tarifa (40 minutos - 45 dolares por pessoa - bem tranquilo).

Chovia muito muito muito. Vento e chuva. De Tarifa onibus do proprio ferry que nos levou ate Algeciras. La estava a querida Leticia (que havia desembarcado em Lisboa pego um Toyota Avensys perua diesel - excelente) e ido ate Cordoba (a mesquita) e Granada (o Alhambra) e veio nos pegar aqui em Algeciras. Que coisa boa voltar prum lugar onde o transito é menos tumultuado, onde as pessoas não ficam encarando as mulheres sem lenço na cabeça, onde você não é abordado a todo o instante por alguem querendo te 'ajudar'  de alguma forma etc...

Fomos visitar Gibraltar, almoçamos por lá,comprei revistas em Inglês (mesmo em Tanger onde muita gente fala espanhol, não se encontra nada nas bancas que não seja arabe ou frances....). Viimos a pedra, enfrentamos uma fila de 1 hora para voltar a Espanha (acho que de gente que trabalha em Gibraltar - receber em pounds sempre fica mais facil....).

Dali ate Cadiz - no caminho a chuva diminuiu bem. Auto estrada excelente, ninguem fazendo bobagem etc...

Chegamos já escuro a Cadiz, GP (tomtom) ajudou muito. Valeu a pena a Leticia ter alugado ele. Ficamos nos apartamentos Palacio Cadiz (bem na calle Ancha - a principal - 85 euros um apartamento excelente com dois quartos, todo equipado etc.)

Dia seguinte passeio pela cidade mas a chuva ainda nos perseguindo. Fomos almoçar num restaurante meio turistico meio local muito bom - Cumbres algo assim (junto da Plaza Mina). Depois do almoço 1220 km ate Sevilha - GPS ajudou muito tambem (hotel Catalonia Santa Justa - 70 euros o casal - um hotel imperdivel - tudo certinho etc). Passeio no final de tarde em Sevilha - um dos momentos mais terriveis da viagem. Chuva e frio e nós tentando curtir mas tava dificil. Fomos tomar uma cerveja no boteco que sempre vamos em frente a Giralda (xxx) e depois dormir calmos. Dia seguinte Leticia foi fazer a visita tradicional e nós fomos no museu de Belas Artes - que foi remodelado e ficou numa instalação super legal. As obras em si não são lá essas coisas. Depois comprinhas e lanche e estrada. 460 km em 5 horas ate Lisboa. Entrando em Portugal tempo abriu - mas havia chovido muito no sul tambem. Diesel a 1,5 euros mas em compensação o carro fazendo 6,5 l/ 100 km - depois vemos quanto dá isto....

Lisboa fomos comer perto do hotel no Cisterna (muito bom) e no João do Grão no centro, tambem excelente. Hotel Turim na rua S Sebastiao da Pedreira (70 dolares por casal com cafe da manha). Passei muito pelo bairro da Graça (muito legal), Leticia e Florinda foram visitar os locais tradicionais.

Amanha (domingo) Leticia vai de trem pro Porto (3 horas, 20 euros) e nós vamos pro Brasil a noite.

DICAS PRATICAS

restaurantes em Lisboa

- solar dos presuntos (no centro) - EXCELENTE
- joao do grão (no centro - perto do Rossio) - jã foi melhor mas ainda um bom lugar
- valenciana (nao fomos mas falaram bem)
- cisterna - perto da Marques de Pombal (rua sao sebastiao da pedreira) - nada especial... ali perto tem o Antonio - nao fomos mas parece bom

FADO em Lisboa

- assunto controverso mas duas dicas que parecem que vale tentar - clube do fado e o faia (este é da Anita Guerreiro que cantava com a Amalia...)

em Sevilha

- hotel Catalonia Santa Justa é otima pedida

- para uns aperitivos - bodega santa cruz - uma quadra em frente a giralda (calle rodrigo caro) - vai turista mas consegue manter o estilo local

em Cadiz

- hospedagem no palacio Cadiz - calle Ancha - apartamentos excelentes e tranquilos