Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2021

7 quedas - em Cerro Azul abril 21 - 77_2021

Já me perguntaram como acho esses lugares de passeio. Na maior parte é dar uma olhada nos mapas onde aparecem fotos, atrativos, roteiros etc... Uso basicamente o Google maps e o Alpine Quest (que pega as rotas que a turma do Strava faz). Tambem dou uma olhada nestes sites de pessoal que gosta de viagens ou passeio deste tipo - mais natureza, menos gastos, mais por conta propria etc...

tem um site de um pessoal de pedal aqui de Curitiba que é muito legal. Já tive muitas boas ideias ali

ODOIS pedal  


vão em lugares muito legais e o estilo que escrevem e encaram os passeios é muito legal de acompanhar.

Enfim -  Como já mencionei em outros posts, sou fã do Vale do Ribeira. Repetindo - Curitiba tem muitas regiões maravilhosas de visitar a sua volta (tipo assim um raio de 100 a 150 km) - mas acho o vale do Ribeira o mais interessante de todos. Vales profundos, isolamento maior, os rios caudalosos, clima quente etc. 

Tava dando uma olhada nos entornos de Cerro Azul (afinal agora é epoca de tangerina que adoro e ponkan que como se não tiver opção) e achei o tal rio 7 quedas. ele corre no sentido de Oeste para Leste, rumo a Ribeira, um pouco ao Norte de Cerro Azul - vide um mapinha abaixo. 

pega a estrada para Dr Ulisses, anda uns 19 km e vira a direita, mais uns 3 km chega nele. Dali são mais ou menos uns 13,5 km acompanhando o rio 7 quedas - que vai descendo (neste trecho o desnivel é na faixa de 200 a 250 metros ).  Depois da ultima ponte - dá 1 km certinho até o final de um laranjal. Mais adiante a estrada contorna uma fazenda - indo reto tem um curral bem feito. Enfim - no final deste laranjal tem um colchete - pode passar. Os proprietarios são gente boa. dai vais descer uns 80 metros até a beira da Ribeira. Este trecho - fui de moto e foi complicado. De carro - muito muito cuidado. 4x4 indispensavel, pneu lameiro vai bem.  Enfim - desce ali uns 200 a 300 metros e tem uma bifurcação - a esquerda - fora do mato - vai na beira da Ribeira, se for reto, meio a direita - vai parar na barra do 7 quedas. Não fui.  Mas quero voltar e ir lá. Tem até uma prainha. ali. 

No caminho para Cerro Azul a uns 27 km depois de Rio Branco do Sul - tem uma entrada a esquerda - é o rio Piedade. Bem legal. Chacrinhas, uma pousada e o rio bom de fazer umas bagunças ali. 



Do alto da serra - uns 20 km de Cerro Azul - a vista do vale e as montanhas mais adiantes

abaixo a Ribeira na ponte perto de Cerro Azul


Esta serra lá no fundo - bem imponente parece que é o morro do Chapéu (não estou nem um pouco seguro disto) - mas a estrada pra Rio Branco do Sul fica a esquerda desta serra

vale do rio 7 quedas, com laranjais


a Ribeira, perto da foz do 7 quedas

urubus se aquecendo ao sol. A manhã foi com muita neblina


creio que sejam andorinhas

a Ribeira rumo montante



pedra em camadas no rio 7 quedas

caminhão com ponkan - 200 caixas de 25 kg (tipo 5 toneladas) - pronta para subir a serra


o rio 7 quedas já a caminho da sua foz

um Anu curioso


tem várias casas deste estilo na região do 7 quedas. Sinal de colonização antiga (inicio sec 20 ?  algo assim) - lembrando que o vale do Ribeira tinha acesso direto e bem transitado para o porto de Antonina. Mapas antigos mostram este caminho - que subia a serra do Mar ali perto de Cacatu - um pouco mais ao norte. 

Arvore frondosa na estrada


    As montanhas com plantação - veja a direita as arvores carregadas de ponkan

o 7 quedas no seu inicio 


Ponte sendo re-construida - no inicio do 7 quedas

a Ribeira - perto de Cerro Azul

abaixo o 7 quedas a meio caminho. Parece que cachoeira mesmo - neste trecho pelo menos - só tem uma....


acima o sete quedas

abaixo o rio da Piedade entre Cerro Azul e Rio Branco do Sul






Nenhum comentário: