Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de junho de 2021

POMERODE e RIO DOS CEDROS 78_2021 em mai 21


Por razões especificas e melhor não comentar - desta vez as fotos vão por primeiro, lá pra baixo tem as dicas e a descrição do passeio.....



Vista do mirante da Malwee
vista do vale chegando em Pomerode







em Tiimbó, a famosa mini represa no centro da cidade



amanhecendo em São Bento do Sul

vista do parque Malwee as quatro fotos abaixo e esta acima. 




vale na travessia de Jaraguá para Pomerode
vista do morro da Turquia em Pomerode - o centrinho de Pomerode

pastagem no caminho pra Timbó

as duas - acima e abaixo no caminho para Timbó. Abaixo é uma casa do imigrante muito bem cuidada, com os utensílios, móveis etc.. Vale a pena dar uma olhada. 

arvore genealogica da familia que primeiro se instalou nesta casa que é o museu do Imigrante agora. 
abaixo um moedor de plantas, cana etc  com cambio de 3 velocidades - manual o cambio...



no caminho para Timbó - armazem grande e ponte coberta

subindo o rio dos Cedros - acima e abaixo


abaixo represa das palmeiras e acima trecho do rio dos Cedros



trechos da subida da serra

a antiga serraria Lindner e trecho do rio e suas corredeiras

abaixo - já na parte alta da serra, rumo de Rio Negrinho



Fizemos  passeio rápido por Pomerode e região nestes dias.  Ela não conhecia e eu fazia muito tempo que não ia. Então juntou os interesses. 

Como dizem os pilotos de avião quando a gente decola e estabiliza a altitude (em Guarulhos para Belem por exemplo) : Estamos nivelados na altitude de cruzeiro e com a proa apontada para Val de Cans (o aeroporto de Belem....Sempre me deixa ligado esta frase - imaginar que tão longe do destino e a bussola já aponta direto para ele. Enfim - mais ou  menos nesta linha saímos daqui já fixados em chegar em Pomerode. Demos uma passadinha em Jaraguá do Sul para visitar o mirante do parque Malwee. Muito legal subir por dentro do parque e chegar lá em cima. Mas tinha chovido no dia anterior e a estrada de terra não estava para qualquer carro. Subi com 4x4 acionado e em alguns pontos bloqueei também. Carro com tração dianteira, nem sonhar em subir ali. No caminho o pessoal que já sabe ia estacionando os carros e subindo o restante a pé. Bela parada. Descemos e seguimos para Pomerode pela estrada velha (agora asfaltada). Pomerode realmente cresceu muito, muita agitação, movimento, lojas, veículos, gente na rua etc.. Enfim - os sinais de agito normais. Tanto do lado profissional (fabricas diversas) como do lado turístico. A região no centrinho de Pomerode com várias lojas, restaurantes e bares. Não curto muito, mas tava bom de ver e caminhar por ali. Tem de tudo. Destaque para uma antiga fabrica ao lado da Schornstein. que foi transformada num mall de lojas, bares e restaurantes. 

Curtimos o que deu a cidade, mas é um programa basicamente turístico de passear a toa, visitar lojas, tomar uma cerveja (eita parte boa) e curtir uma comida alemã (bom também).

Dia seguinte (domingo) saímos cedo e primeiro ponto foi subir no morro atrás do centro, onde ficam as antenas e tem um ótimo mirante. Ainda tinha uma neblina, mas de certa forma isto deixou a vista mais legal. Tinha uma gurizada acampada lá, comentaram da vista bonita a noite devido a iluminação da cidade.

Interessante que Pomerode é uma cidade longa, que se estende ao longo da estrada velha e nova vindas de Jaraguá e depois da estrada para Blumenau. Então a vista lá do mirante fica diferente do usual , já que a gente vê boa parte do vale e a cidade (iluminada à noite no caso)

O nome deste mirante é Morro da Turquia. Agora fica a pendencia de descobrir de onde veio este nome.

Dali seguimos para Timbó na estrada normal (agora asfaltada também) , paisagem muito bonita, fazendolas, igrejas, vilas, as serras, as florestas. Enfim - um trecho muito especial em termos de beleza, no seu conjunto. 

Timbó continua também uma cidade agradável, visitamos a parte junto a rio, que está em parte sendo reformada e dali seguimos para subir a serra.. 

Passamos por Rio dos Cedros e fomos tomando o rumo Noroeste (Cedro Alto) até o bar do Trevo. Ali tem uma bifurcação, tomamos a direita por um trecho pequeno mas achamos melhor, voltar e tomar a direita no rumo de Rio Rosina. Existem várias estradas por ali, questão de ter paciência e ir embicando onde achar melhor. Mas o principal atrativo da região é justamente o rio dos Cedros e seus tributários, nos quais foram construídas várias barragens para aproveitamento de energia elétrica e acabaram virando pontos de lazer. Muita coisa bonita, apesar do nível de água não estar lá estas coisas.

Passando rio Rosina fomos na direção da represa das Palmeiras, creio que o maior lago dali. Almoçamos ali e tomamos um rumo mais pro sul na direção da Barragem do Pinhal - no caminho a antiga serraria Lindner (agora hotel e restaurante muito bem instalados). Esta represa com nível de água bem baixo

Dali fomos na direção do asfalto (que sobe de Doutor Pedrinho para Rio Negrinho). Logo chega nos campos de altitude, paisagens bonitas tambem.

Este trecho tem várias cachoeiras para visitar, algumas grutas, provavelmente locais de escalada e em vários deve ter estrutura para passar o dia. 

O nosso dia já tinha sido bem cheio e como a noite vinha chegando, fomos no rumo de São Bento e depois Curitiba.

Tanto Jaraguá como Timbó tem um esquema de ruas bem complicado. Tomar cuidado, muita junção diferente do usual, muda de mão de repente. Tem que ficar de olho e GPS sempre ligado. 


DICAS

Pomerode - Fritz Burger Bier. Comida simples e cerveja excelente. O Schorstein é legal pelas cervejas mas o atendimento é assim apenas bom. Chocolates Nugale é boa parada, a padaria Oh my Bread tambem. A loja de produtos da Olho (frigorifico antigo) bem boa, nada especial, mas vale dar uma olhada. Doces fomos na Torten Paradies - é bom tambem, mas nada especial. Já foi muito melhor.

Timbó - padaria Herr Brott. 

Na subida de rio dos Cedros - Mercado Bechhi (chegando na represa das Palmeiras) vende carne assada e tem outras coisas para vender. Final de semana bom reservar a carne. Mais adiante, beirando a represa o proprio restaurante Palmeiras. Bem razoável - acho que a melhor opção de almoço neste trecho. 

São Bento do Sul - Bendito café - tudo bom ali.. 


Nenhum comentário: