Powered By Blogger

domingo, 24 de março de 2024

UMA VOLTA POR SANTA CATARINA - NORTE - LITORAL e SERRA 91_2024

Aproveitando o final do verão e a vontade de rever (ou conhecer) alguns recantos do litoral e da serra catarinense partimos para um rápido passeio pela parte norte de SC

Começando em Bombinhas e praias vizinhas. As praias sempre bonitas, mas é impressionante a urbanização que aconteceu ali. Bombinhas é praticamente inacessível para praia. A areia tomada de barracas (quase todas de aluguel, que já “reservam” o espaço para os clientes....), agua e areia sujas de plásticos, palitos até .... (é bem isso que vc tá pensando – fezes ... que coisa deprimente).

Alem do mais a urbanização em Bombinhas (especialmente) e quatro ilhas e bombas é péssima. Cada um foi construindo como pode. Mariscal um pouco melhor.

Já Quatro Ilhas, Bombas, Mariscal mais acessíveis. Apesar de que Mariscal lá pros lados da subida para Tainhas e praia da Conceição, também lotadaça.  Mas tudo muito bonito. Em termos de paisagem, as ilhas, os morros, o verde geral.

Dali fomos pro outro lado da baia de Tijucas. Governador Celso Ramos. Praia de Palmas, Armação da Piedade e imediações (baia dos Golfinhos). Bem mais tranquilas em termos de população. Urbanização em Palmas (a mais habitada ou com mais prédios) bem melhor.

Enfim tivemos nosso dias de praia, sol, ondas etc.. Curti muito o banho em quatro ilhas. Especialmente.

Dali demos uma parada na Enseada do Brito (já na 101 após Floripa) e fomos dormir em Caldas da Imperatriz. Mais como ponto de apoio.

Dia seguinte ida ao parque do Tabuleiro, que é um vale imenso rumo sul de Caldas. Gosto muito de lá. Compramos ovos caipiras (quase...rsrsrs – sou tão cético sobre estas coisas... mas enfim –eram bons), nadamos num rio delicioso e fomos enfrentar a 282 rumo oeste, subindo a serra. Rapida visita a Rancho Queimado e Angelina.

Depois mais serra – quando vai chegando no alto, paredões da serra lindos de ver. Paisagens bonitas e o inicio do rio Itajai (do sul...), fomos seguindo o vale dele até Rio do Sul e dormimos em Ibirama. Cidade simpática, bons passeios, o rio Itajai já gigantesco e tendo se juntado ali perto com o Itajai do Oeste (cada nome né?) e viram o Itajai Açu.... Enfim, passamos o dia passeando por ali. Muito bom. Só não conseguimos fazer o tal rafting, pois so rola no final de semana, feriados etc.. (volume de pessoas)

Dali subimos a serra de novo no rumo de Treze Tilias (a famosa DreizenLinden). Gostei de lá. Tipo Gramado , mas pequena, tranquila. Paisagens bonitas. Todo mundo simpático, Cervejas boas. Strudel ótimo. Fizemos alguns passeios no mato, bem legal. Enfim – nada muito especial, mas bem gostoso no geral.

Um bairro bem alto, onde a rua dos Pioneiros faz uma curva, tem uma subida, rumo sul. Por de sol ali fantástico.

Fomos visitar a cidade miniatura – parque Lindendorf. Local agradável de passar um tempo e a miniatura muito legal. Vale a pena.

Um passeio que gostamos foi até a Linha Pinhal – onde é região de italianos

Atrás do parque das Aguas tem uma igreja isolada (tem que ir a pé pelo mato) – Maria Dreizenlinden. Vale a pena o esforço. Igreja simples, vista linda.

E dali voltamos para Curitiba. O caminho normal é pegar a 116, mas subimos a serra novamente no rumo da 153 (que vem de Passo Fundo etc). A paisagem é bonita e queria passar em Uniao da Vitoria e Porto Uniao

Só que a estrada esta um horror. Absurdo uma estrada desta importância tão abandonada. Valetas no asfalto, buracos, falta de sinalização, poucas 3ª faixa. Uma loucura o descaso do governo federal e com outras estradas (diria que não é descaso com todas, talvez cuidem de uns 4 ou 5 % das estradas....)

No total, 1500 km em 10 dias.

DICAS

- Cervejaria e petiscos no Stube em 13 tilias

- restaurante Boreste entre Morrinhos e Canto Grande.

- café e bolos no Bolo & Arte em Bombinhas

- panificadora e lanchonete Beirão em Caldas da Imperatriz

- restaurante Sens em Angelina – simples mas bem bom.

- doces nas Oma´s Sweet House

- Lanches e refeição na Alpin Delikatessen – bem na praça principal.

- Strudel na Trudi – mini golfe.

- Mas o ponto alto foi ficar no apartamento da Emery em 13 tilias, super arrumado, super cuidado, bem localizado, proprietaria super simpatica e proativa. bom demais - contato pelo 049 99975-5439

seguem algumas fotos

praia de 4 ilhas ainda desocupada - de manhã cedo

Mariscal, com Canto Grande ao fundo, depois Tainhas e lá no fundo Gov Celso Ramos

A ilha do Arvoredo

costão indo para Tainhas

fim de tarde em Zimbros

Armação da Piedade

Palmas do Arvoredo e ao fundo o lado norte da Ilha de Sta Catarina (onde fica Florianopolis)

igrejinha em Armação da Piedade - nossa herança portuguesa

Enseada do Brito

no parque do Tabuleiro - fotos abaixo são todas no parque e o rio da Vargem que vai pelo vale do parque

ponte sobre o rio Itajai - perto de Ibirama

ponte da ferrovia antiga em Ibirama