Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

LENÇOIS - 8 AGOSTO
































após um silencio mais longo, devido principalmente a falta de Internet mais rapida nas cidades que passei e tambem por estar meio cansado no final do dia ai vai um relato dos ultimos dias

depois de Diamantina fui a um parque ali perto, uns 40 km ao norte, junto a Sao Gonçalo do Rio Preto. Fiz uma caminhada pelo vale do Rio Preto, passando por duas cachoeiras mais as vistas etc e tal - na foto 1 a cachoeira dos negros e na foto 2 a cachoeira das sempre vivas. E bom lembrar que esta epoca é seca brava por ali. Parou de chover no final de Maio e fica sem chuva até Outubro (isto sim que é bom - na minha humilde opinião....)

na foto 3 uma vista do pico 2 irmãos que fica dentro do parque e tem ums 1950 metros de altitude. Esta foto já foi tirada no dia seguinte logo cedo quando eu estava para ir embora. Fiquei duas noites ali e curti muito o silencio total que havia de noite. Muito bom mesmo. Não tinha restaurante e tive que me virar com miojo, queijo minas, goiabada e pão mesmo. Tava bom

dali fui para Montes Claros, atravessando primeiro o Jequitinhonha. Tá na foto 4 - região de praias bem brancas e muita plantação de eucalipto. Depois a gente entra numa região de caatinga mais seca e quente, chegando no rio Sao Francisco. Na foto 5 uma visao geral da caatinga a na foto 6 uma vista do Rio Sao Francisco já chegando em Januaria. Montes Claros é basicamente um mega entroncamento rodoviario. Muito movimento de caminhoes e pessoas. Quente. Januaria é uma cidade pequena de beira de rio, nada especial. Fui dormir em Itambacuri ou algo assim - pra no dia seguinte ir visitar as cavernas do Peruaçu (o que não consegui pois as mesmas estao abertas apenas par pesquisadores... vamos confiar nisto...). Mas fiquei na pousada Camaleao - muito legal (na foto 7 uma vista da mesma com o Sao chico logo atras, bem no quintal dela. tava bom ver o por do sol ali e tomando uma boa cerveja gelada). Dia seguinte apos desistir de invadir a caverna fui pro Norte rumo Bahia. Em Manga (cidade bem estranha... apesar do nome apetitoso...) atravessei o Sao Chico novamente - de balsa (foto 8) e peguei uma estrada meio alternativa rumo a Bahia. Muito areião mas o carro e quem o guiava foram tranquilos. Na foto 9 uma vista do areiao (30 km assim, como se fosse na praia - só que bem quente, sem ninguem e muito seco - nenhuma cerveja a vista nos entornos...). Na foto 10 temos uma visão da divisa Minas - Bahia no Rio Verde. Não vou comentar para evitar a ira de um ou outro. Mas aparentemente pouquissima gente atravessa a divisa por aqui - muito menos caminhoes com carga...

foi um dia pesado, depois peguei asfalto mas super esburacado, almocei em Caetité e depois rumei para Rio de Contas. Na beira da estrada as barrigudas... (foto 11)

Mas todas as vicissitudes ficam pra trás quando a gente entra no vale do Livramento, ve as milhares de mangueiras pra tudo que é lado e no final a cachoeira do Brumado que fica junto a subida pra Rio de Contas e já foi capa do guia 4 rodas... Ver foto 12 pra ter uma ideia palida. Lá em cima mais fresquinho e o ambiente super gostoso de Rio de Contas. Fiquei na pousada san felipo que é bem boa e silenciosa e olha a vista do por do sol do meu quarto (foto 13) - aliás eu era pura e simplesmente o unico hospede do hotel nos dois dias que ali fiquei

dia seguinte com o pessoal da agencia pouso dos creoulos (Fernando Pinto) fomos subir o pico das Almas (1958 metros) e que tinha ficado com vontade de subir desde a outra vez que por aqui passei. (2003) Na foto 14 o grupo pronto pra iniciar a subida (estamos ali - Fernando, Muca - o guia efetivo, Paula - esposa do Alvaro e que faziam parte dos visitantes assim como eu - este que vos escreve é Keki - aspirante a guia...)

na foto 15 uma vista do Pico ainda meio longe. Faltavam umas 2 horas de caminhada

na foto 16 um trecho mais inclinado que a gente tem que meio que ir escalando e subindo nas pedras. É cansativo e de vez em quando a gente tem vontade de olhar para baixo (o pior erro...)

na foto 17 finalmente lá em cima , eu com a serra das almas ao fundo e Livramento meio a direita na foto - ventinho fresco e a alegria de poder ter estado lá. Muito Muito bom

na foto 18 quase todo o grupo - lá em cima ainda

na foto 19 uma visao da descida no paredao de pedra. Tambem meio desconfortável, mas fomos com calma e tudo tranquilo

Na foto 20 um momento de relax e recuperação de forças numa piscina de fundo de areia e agua fria mas nao muito gelada. Bão dimais...

No dia seguinte parti para Ibicoara para ir visitar a tal cachoeira do Buracao (que o guia 4 rodas considera uma das 5 ou 6 mais bonitas do Brasil) - depois de Ibicoara no caminho pra cachoeira atravessamos a serra do Sincorá (foto 21) - impressionante

a cachoeira do buracao precisa primeiro atravessar uma pinguela de uns 7 metros (foto 22) depois a gente vai por um canyon por uns 50 ou 70 metros - foto 23 e finalmente numa curva da de cara com os 85 metros de agua. Nao vou comentar - mas nao me arrependi nem um pouco de dirigir umas 4 horas na terra e caminhar mais 3 kilometros no sol do meio dia - MUITO MUITO BONITA... Nadei no poço (dizem que tem 50 metros de profundidade... isto da meio uma psicose de imaginar o que nos espia lá do fundo)

dali fui dormir em Mucuge - cidade simpatica, arrumadinha, com uma padaria que serve cafe da manha com bolo por R$ 2,30 e tem o tal cemiterio bizantino (foto 25)

depois fui dormir em Igatu - cidade de garimpeiros, no meio da pedra, feita de pedra. Tem 360 habitantes mas já teve 9 mil no auge do garimpo - anos 50 do seculo XX. Na foto 26 uma vista das ruinas de um bairro de garimpeiros.

Dia seguinte fui com Chiquinho (guia e mateiro excelente) visitar a rampa do Caim - de onde se tem uma ampla e geral vista dos vales do Rio Paraguaçu (foto 27) e do Rio Paty (foto 28) sendo este afluente do Paraguaçu que por sua vez desagua no reconcavo baiano. Não farei comentarios sobre a visao. Espero que as fotos traduzam mal o que vi lá em cima. Só digo - INESQUECIVEL...

Hoje vim pra Lençois por uma estrada off road. Muita areia, muitos rios pra atravessar, valetas, pedras etc. - foto 30

Mas no meio almoço nas cachoieras do Roncador e visitei e tomei banho no tal Sonrisal (pelo ferver da agua nas cachoeiras...) - foto 29

e finalmente chego a Lençois - a tal capital da Chapada Diamantina - foto 31

bastante gente por aqui

estou na pousada do Alcino - muito gostosa de estar, bem instalada e confortavel

hoje cedo choveu em Igatu - no resto da regiao não e foi a primeira chuva que pego desde que sai de Curitiba

pelas minhas contas fico mais um mes sem chuvas (ontem iniciou o segundo mes de viagem...)

saudações e façam seus comentarios

forte abraço

Amilcar

7 comentários:

Florinda disse...

Oi. parece que depois que o daniel voltou, vc tá se inspirando mais nas fotos(hehehehehhe!) ou a paisagem é que é bem mais bonita!!!!
todo mundo estava esperando uma nova postagem ...
só um pedido, tem jeito de colocar número nas fotos, ou colocar o texto lado-a-lado? acho q ficava mais fácil da gente ler seus relatos (que por sinal sáo ótimos!) e ver as fotos ou saber exatamente qual é a 14 ou 16 ou ...
um grande beijo
Florinda

Anônimo disse...

Lindas as fotos e os comentários, bem, sem comentários, simplesmente maravilhosa a narração, mantendo o mesmo padrão Amilcar Marques de sempre.... Parabéns Tio Amilcar, é sempre legal ver os novos posts.
Grande Abraço e boa viagem!!!

Saudações à todos da base de operações!!!

Pedro

Anônimo disse...

Muito legal as fotos!!!
acho que fui sacaneado na parte que escolhi fazer da viagem, perdi toda essa aventura.
Abraco se cuide
Daniel

Anônimo disse...

Oii tioo, nem pra avisar q vc tem um BLOG né!? Muito moderno vc! hahaha
Beem legais as fotos... estou com inveja da sua viagem! Continue aproveitando!
Beijoos*

Anônimo disse...

Concordo com a Florinda. Precisa dar uma organizada, senão nunca sei se estou na foto certa, subo e desço e ficou contando... Sua viagem está maravilhosa. Parabéns.
Sirlene,

Anônimo disse...

Sensacional as fotos e o texto está ótimo para acompanhar as andanças. E nóis aqui de frio e chuva, resta os vinos!
salute
mauricio

amilcar disse...

estou em Salvador e já liguei o arcon do apto no maximo pra tomar um vinho qualquer - comprei numa baiana de acaraje

quanto ao comentario do Daniel pensei isto algumas vezes...

quanto a numerar - simplesmente nao sei fazer. Vou dar mais uma tentada mas se alguem souber como faz - aceito ajuda

concordo que é meio complicado

mas o fato é que quando dou o download das fotos o blog = sem me dar opção - joga todas pro topo do texto

vou investigar

quando tiver tempo

agora vou comer uma moqueca com vinho tinto semi doce