Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

São Joaquim e Urubici (SC) 54_2016

Fomos visitar a região de São Joaquim e Urubici. Angelo e eu. Para aproveitar o final do inverno, conhecer algumas vinicolas mas principalmente pelo passeio e pelas paisagens

Saimos de Curitiba via BR 116 até Lages e de lá até São Joaquim  (440 km este trecho)

Por ali fomos tentar ver algo na serra do Rio do Rastro, mas neblina e garoa pesadas. Quem quiser pode dar uma espiada neste site   -  http://www.serradoriodorastroaovivo.com.br/  - o normal é ver apenas neblina

Visitamos a vinicola Bassetti - por sorte encontramos o dono (Eduardo - aqui de Curitiba) que nos levou a uma visita geral super interessante, pois ele conhece o assunto e - melhor ainda - é um entusiasmado na produção de vinhos de qualidade. Muito bom. Experimentamos alguns e compramos alguma coisa  (vinho brasileiro bom sempre é um preço meio acima do que a gente espera)

Dia seguinte fomos para Urubici via Pericó, visitamos o tal Pinheirão (entrada bem na "pracinha" de Pericó - 6 km de terra bem cuidados) - junto ao Pinheirão pés de Xaxim muito muito antigos e algumas arvores de Canela e Imbuia.  Mais adiante numa entrada fomos na parte alta da cachoeira do Avencal (100 metros de altura) - muito legal o parque e principalmente a vista da cachoeira. A parte baixa é facil de chegar, acesso perto do portal de entrada em Urubici. Acabamos não indo, mas acho que vale muito a pena. Minha teoria que cachoeiras em geral precisam ser apreciadas da parte baixa das mesmas.

Em Urubici fomos visitar a famosa Casa do Vinho do sr Vilson (pessoa simpática, excelente vendedor) - nos ofereceu para provar diversos vinhos, tambem compramos alguma coisa, momentos agradáveis passamos ali.

na parte da tarde fizemos um pedaço pequeno da estrada que leva ao Campo dos Padres (reserva do leão da montanha) - paisagem bem diferenciada e belissima. Para ir lá em cima tem que fazer reserva, pedir licença, pagar etc... Mas diria que em dia limpo vale muito a pena (Canyon Espraiado, morro da Antena etc...)

depois descida da serra do Corvo Branco e pouso em Gravatal. Angelo queria pegar uma agua quente.  Dia seguinte volta a Curitiba (mais 450 km desde Gravatal) - pela BR 101. Valeu para ver a nova ponte em Laguna.

São Joaquim, Urubici e mesmo Gravatal me impressionaram pela imagem de evolução que tem. Lojas, construções, movimento na rua, limpeza geral, decoração das lojas etc... Muito bom ver cidades que vão melhorando.

DICAS PRATICAS

São Joaquim

hotel Park (na praça da Catedral) - bonzinho mas caro (R$ 240 apto duplo) pelo que oferece. Ponto alto é o café da manhã (incluindo a vista pois é servido no 11o andar do predio). Em frente a rodoviaria tem o hotel Incomol que parece uma boa opção para quem é mais orientado a orçamento ou custo x beneficio.

churrascaria Schlitching (se não escreve assim - quase assim será) - na entrada para quem vem de Lages - tradicional rodizio de beira de estrada, mas as carnes muito boas.

Jantamos truta no rest. Pequeno Bosque. Lugar agradável, mas a comida digamos OK. dizem que bar do Ramos tem uma truta melhor, tambem tem o Toscano que dizem que é bom.  Na rua principal (Manoel Pinto) tem o café Moccacino - agradável surpresa. Rest Baco da Vin Francioni tambem tem boas referencias.

A casa do vinho - em termos de opções e diria preço tambem - é melhor para fazer compras do que nas Vinicolas em si. Pela quantidade de opções de todas as vinicolas da região. 

Urubici

almoço no Parador Santo Antonio - IMPERDIVEL - por tudo (local, atendimento etc..) -mas especialmente pela qualidade do que é servido (carnes, trutas etc...) - MUUUUUITO BOM

tem o tal serra Gril - na Adolfo Konder -  tem cara boa e boas referencias (também na linha de quem está mais preocupado com custo x beneficio)


Gravatal

hotel Termas - acho que dos mais antigos dali (fundado em 1956) mas bem tranquilo, otimo café da manhã, quartos bem cuidados etc..

fiz um lanche no café Nida - perto do super-mercado - tambem muito bom.

em Estaleiro (entre Itapema e Camboriu) - tem aqueles diversos restaurantes (acho que o pioneiro é o Vieira´s) - mas fomos visitar o que fica mais no inicio (lado sul) da praia - do Fabio é o nome. Ficamos impressionados com o capricho do local. Ideal para um almoço ou final de tarde bem acompanhado. 






 salto da barrinha perto de Bom Jardim da Serra e um ipê ainda cheio de flores (florescem mais tarde que em Curitiba - Glicinias tambem)


na Casa do Vinho com sr Vilson - abaixo visto geral da cidade


catedral de São Joaquim - abaixo nó de pinho de grande porte (uns 40 cm de comprimento)


o tal Pinheirão perto da vila de Pericó

abaixo - pé de Xaxim - imagine quantos anos deve ter


Curucacas no campo e abaixo um papagaio em busca de pinhão  (pelo jeito os invernos já não são tão frios )



macieiras em flor, plantação bem adensada

abaixo salto do Avencal



vale do rio Canoas subindo para o campo dos Frades


na metade da subida - paramos por ali pois a estrada era ruim, havia muita neblina lá em cima e já era meio da tarde. Aparentemente no inverno e de manhã cedo é mais fácil de pegar paisagem aberta nestes altos




o famoso corte no inicio da serra do Corvo Branco (dizem que tem 90 metros de altura) - abaixo as primeiras curvas da descida.


ponte em Laguna - bela obra e ficou algo de bom tamanho incluindo o acostamento

Nenhum comentário: