Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2012

GEORGETOWN - 19 MARCO

Acabei de chegar a Georgetown. Primeira impressao otima. Cidade com arquitetura variada, brisa do mar, ruas largas, transito confuso mas nao muito. Enfim - lugar interessante. Estou no Ariantze Hotel (Middle Street) - muito legal. Antigo, razoavelmente bem cuidado. Ontem em Boa Vista fiquei meio a toa. Realmente 1 dia para um turista apressado ja esta' de bom tamanho. Ontem fui no parque Anaua - comi um caju maduro tirado do pe' na hora. Acho que foi a primeira vez e tava muito muito bom. Que delicia. Depois atravessei o Rio Branco e fui numa praia em frente a Boa Vista (se forma quando o rio baixa). Comi um matrinxa frito com arroz e farinha. Cerveja gelada. Bom mesmo. Voltei pra Boa Vista, descansei um pouco para evitar o sufoco das 13 as 15 horas (sol meio forte...) e fui ate a igreja do Carmo. Tem missa 18 horas, muita gente, la dentro ar condicionado. Vi uma iguana realmente grande andando por ali - acho que uns 80 cm por baixo. Ia no cinema mas nao deu animo.

Algo interessante de mencionar que vim com 8kg de bagagem e dava para ser menos ainda. Gostei de viajar com menos coisas.

Fico aqui em Boa Vista pensando no tamanho deste Brasil - grande e otima heranca que os portugas nos deixaram. Muito legal ver gauchos, mineiros, cearenses e roraimenses convivendo por aqui. Cogito ate do papel da rede Globo neste processo. De certa forma (para o bem e para o mal) as novelas, noticiarios etc dao uma sensacao de pais unico a todos.

Boa Vista lembra um pouco Brasilia - avenidas largas etc... aquele ar de cidade oficial (isto era um territorio governado por militares ate pouco tempo). Na frente do batalhao de engenharia via um trator que deve ter ajudado a abrir as estradas na selva= super bem cuidado, protegido de queda de arvores etc.

O solo e' arenoso em geral e a vegetacao de cerrado mesmo, inclusive os buritizais nas partes mais umidas. Achei grande a quantidade de carros com frases religiosas (do tipo - propriedade de Deus etc.)

Florinda ja havia me alertado ou lembrado de como final de semana e especialmente domingo a tarde e meio sem ter o que fazer. Experimentei isto ontem.

O matrincha custou 15 reais e o barco para ir levar ate a praia e depois buscar = 4 reais no total.

taxi ate rodoviaria - 12 reais

tem lotacao que sai de algum ponto da cidade para Bonfim.

Mas hoje cedo vim de AMATUR - 2 horas 15 reais, onibus muito bom. Gente de todo o tipo - indios, guianenses, vendedor de queijo etc..

O onibus para na rodoviaria de bonfim e depois vai ate a policia federal na beira da ponte.

carimbos etc taxi ate a policia do outro lado (nao e' perto) - 5 reais.

entrada na guiana sem problemas - outro taxi (10 reais) ate o aeroporto. Fica logo depois da cidade que nem existe direito. Apenas algumas lojas de produtos tipo free shop ou paraguai. Check in na transguyana. Fiz este trajeto com 3 pessoas - duas cozinheiras (Elisa e Michele) de dragas que catam ouro no rio Essequibo e afluentes (ganham uma boa grana por ali - acho que mais de 3 mil limpo) e mais Joao - soldador tambem de draga. Almocamos no aeroporto (na verdade a pista fica de um lado da rua e as lojas das empresas e restaurante etc do lado oposto)

e o transito ja na mao inglesa aqui.

voo super tranquilo - meia hora sobre savana e depois rapidamente morros e florestas. Muitas nuvens de chuva mas piloto desviou numa boa. Aqui em Georgetown tempo limpo. Pousamos no aeroporto ogle (bem mais perto do centro). No aeroporto tivemos que mostrar o passaporte de novo para todos. Moca anotava os dados numa folha em branco, ia fazendo riscos para colocar os dados etc.. Mas tudo tranquilo.

sai para uma primeira caminhada. Catedral e casas no estilo guiana. Gostei. Sorvete e sanduiche de frango (2 reais o sorvete e 5 reais o sanduiche)

Troca-se o real em Lethem por 8 reais para 1000 dolar guianense ate 10 reias por 1000.

Alias na estrada de Boa Vista para Bonfim -a gente sai - regiao plana, arrozais, gado etc. Mais pro lado do Bonfim tem uns morrinhos e dai o terreno fica muito muito plano. continua assim na Guiana.

As casas em muitos lugares sempre sao em palafitas - para fugir das cheias. Aparentemente - na Roraima pelo menos - tem uns 2 meses no meio do ano que vem chuva brava e o rioBranco sobe muito.

Em Lethem tem Tukutu hotel (50 reais para casal sem cafe da manha - mas eles servem) e Savanah hotel (gostei mais do primeiro - mas ambos OK)

tem 3 empresas de aviao que fazem Lethem para georgetown (uns 4 ou 5 voos por dia) - ou seja - vale o risco de comprar passagem na hora (130 dolares) e ir no que sair primeiro. Dois que estavam conosco sairam meio dia e nos esperamos mais 3 horas...

Engracado e' se sentir muito minoria - pelo menos nas partes da cidade que andei a maioria esmagadora e' de negros (nada de mulatos) alguns indianos e muculmanos. Nao muitos. Talvez vivam em outras partes da cidade.

Carros de todo o tipo - mas a maioria japoneses e alguns coreanos.

Nenhum comentário: