Powered By Blogger

sábado, 24 de março de 2012

GEORGETOWN e PARAMARIBO - AVALIACOES... - 24 de MARCO

Os dias vao passando e achei que valia a pena dar uma repassada geral nas duas cidades. Nao vou falar dos paises pois acho que seria exagero com tao pouco tempo de estada me meter a avaliar tanta coisa assim. Enfim...

Georgetown e' uma cidade que realmente pouco tem do dominio Ingles, fora alguns predios (meio que quase caidos) e a lingua em si. Tem mais jeito de mistura de Africa com Brasil com o sotaque do Caribe. Da para sentir que tem uma dinamica legal (grana e trabalho) mas tudo na base do paralelo e do salve-se quem puder. A mineracao e' bem vista mas vai destruindo o pais em termos de eco-sistema. Por tudo isto nao e' a toa que os turistas acabam ficando meio com o pe atras de ir la'. O que e' meio exagerado mesmo. Em termos de populacao sente-se uma certa tensao entre negros e hindus.

Ja Paramaribo ainda mantem muito do jeito holandes ou europeu, e' bem mais tranquila, o estado tem uma forca muito grande, as culturas parecem bem mais integradas (especialmente negros e malaios - java e indonesia) e a tolerancia em consequencia disto. Afluxo de turista muito maior que em Gtown.

Mas em nenhuma das duas a gente se sente em perigo ou ameacado ou coisas assim

tem mais Surinamese vivendo na Holanda do que aqui e muitos jovens da Holanda vem fazer intercambio por aqui - o que aumenta os lacos entre os dois.

Nenhum comentário: