Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2012

GEORGETOWN - ainda... - 21 marco

Aproveitando que a gente volta cedo pra casa e o computador ta livre aqui no hotel - vamos contando causos.

Antes de tudo e' importante dizer - GEORGETOWN e o pais em si sao decadentes - sem duvidas. Basta olhar o que as mineradoras e serrarias estao fazendo com as florestas, dar uma lida no jornal e ver o estado da cidade. Mas nao deixa de ser agradavel e ter seu charme.

Dito isto - Hoje fui as cataratas de Kaieteur. Dito e redito como a atracao mais interessante do pais. E sem duvidas e' muito legal mesmo. Primeiro pelo voo de aviao (baixa altitude) de uns 70 minutos sobre florestas, vales, montanhas etc. Depois na chegada o piloto faz um sobrevoo de perto nas cataratas e por fim pela cachoeira em si. Um rio (potaro - que vem da divisa com Brasil - monte roraima e cercanias) com bom volume de agua cai duma vez (250 metros de queda e 100 de largura) direto la embaixo e ja desvia pro lado num canyon tambem muito bonito. Fora isto - eramos umas 15 pessoas no total circulando por ali. Fora aviao -da pra ir a pe - dirige em estrada de barro umas boas horas, depois lancha e dai uma caminhada de 3 horas (nem tao dificil assim - gostaria de fazer). Enfim - muito bom mesmo. 260 doletas (levar comida e agua - eles nem ai para isto) - 2 horas de visita aproximadamente. Tem que juntar gente entao nao e todo o dia que tem voo. Me disse o guia 2 a 3 por semana. Fui com Dagron Tours - Ann Hamilton - fone 223 7921. Durante o voo varios lugares de mineracao ou derrubada de arvores. O solo fica simplesmente acabado (areia ou saibro - nada cresce - so vai erodindo). Mais uma coisa tem lugar pra dormir por la - nao chequei detalhes. Mas deve ser com o proprio parque de Kaieteur. A ida a pe e' via Mahdia e depois Pamela landing.


voltando a Gtown - hoje fiquei tomando cerveja e vendo o por do sol na beira mar. Muito bom. Depois sorvete e sanduba no Cherry (Lamaha perto da Camp street). Almocei no Coal Pot de novo - muito bom, barato, rapido e super local. Eu diria que aqui em Gtown cruzei ate agora - no maximo - com 20 brancos (to exagerando). Os demais - indianos e africanos. A cidade e muito escura - falta iluminacao total (tem muita gente reclamando disto.)

achei uma livraria boa aqui perto do hotel (Austin - na Church st perto da Camp st)

A tarde visitei a corte de leis (agora de calca comprida pude passear por dentro - imaginar que juizes ingleses sentavam ali com aquelas perucas tipicas....).

A comida em geral e forte na pimenta (influencia indiana eu imagino)

taxi - preferir os amarelos. Se quiser mais seguranca chame um radio taxi (cyrils 0 227 1700 ou 227 2900) - em qualquer caso e bom combinar o preco antes de embarcar.

amanha tenho que sair daqui 3 da matina para ir pro Suriname. Tem uma balsa por dia entao a gente tem que se agilizar. Acho que tamo agilizando demais mas enfim.... to indo com Bobby - 622 8591 (e um conhecido nos blogs e lonely planet), diz ele que nao poderia me vender apenas ida a Parbo - pois a turma do Suriname exige ida e volta (parece que eles sao um pouco chatinhos...) - entao comprei ida ate a divisa - atravesso - enfrento os surinameses e vamos la.

Nao vi banca de jornal por aqui. Tem alguns jornais - de qualidade grafica pessima e artigos nao sei dizer - mas em geral picuinhas etc...

Pouca gente fuma. a placa dos carros e 3 letras e 4 numeros (como o pais tem 800 mil habitantes quase todas as placas sao PKK ou PGG alguma coisa). Gasolina e diesel - 1 dolar (eua)

voltando ao assunto de voos para Lethem

fones das empresas em Lethem - air services - 600 4368 e 644 5725 (inicio com 6 indica celular) e a outra e a air guyana (www.airguyana.biz) - fones 222 6513 e 624 7375

Quase todas as ruas tem duas maos. A turma buzina nos cruzamentos e para recolher passageiros. Nao vi nenhum onibus de linha - tudo na base da VAN ou carros com funcao de coletivo.

as lojas de venda de lanches, coisas pequenas, bebidas etc normalmente sao gradeadas (farmacias tambem) - dia e noite.

Muitas mulheres (as negras especialmente) usam o cabelo raspado ou quase.

Esporte nacional e' o cricket.

Fico pensando se existe alguma forma de racismo aqui e como ele funciona no dia a dia. Nao notei nenhum tipo de atitude estranha comigo ou entre hindus e africanos etc..

Cervejas ja experimentadas - PARBO (e do Suriname), BANKS (normal e premium), Carib, Stag e Heineken - a ultima e meio amarga as demais sao bem boas. Estilo mais europeu (gosto de cereais etc.)

Tem um cha que vendem em tudo que e canto - gelado (mibo ou mobi) - uma delicia.

Comi ontem um file de peixe ao molho de feijao - uma delicia - no NEW THRIVING CHINESE RESTAURANT - na Main Street.

quanto a roubo e violencia. Tem areas que voce passa e fica preocupado. Mas acho que tem mais a ver com preconceito e racismo do que perigo real. Acho que nao da pra bobear, mas nao senti um perigo maior que no Brasil em geral.

Quase nao se ve cachorro solto na rua.

Mendigos sao poucos - a turma mora na rua mas fica na deles em geral.

e a brisa do mar ta sempre por perto - isto e bom.

Nenhum comentário: