Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de maio de 2013

DEIXANDO QUITO - BAHIA DE CARAQUEZ - CANOA - 18o DIA

Alguns comentários gerais sobre o Equador

1) No geral eles são bastante informais e tranquilos no trato. Seja dirigindo, seja atendendo, seja na rua etc...  Evitam em geral formalidades de todo o tipo, inclusive policiais etc.... Na frente do Palácio Presidencial vi um cara gritando pelo presidente, em altos brados. Um policial da guarda do palácio simplesmente deu uma acenada para ele e pediu para ele baixar um pouco o tom de voz, de longe, sem stress. O cara baixou a voz e pronto. Gostei muito deste jeito.

2) Troco - é uma obsessão nacional a história do troco. Mesmo que a pessoa esteja cheia de moedas ou notas menores, se voce tenta pagar algo de 5 ou 6 com uma nota de 20 - já fazem (em geral) uma cara de terror e já começam a negociar se você não tem nota mais baixa etc.. Fazendo cara de que não tem mesmo, eles se viram. Param até o táxi na rua para ver se ele troca....

3) Os ônibus intercidades. Achava estranho que o piloto e seu assessor (mesmo na cidade sempre tem o motorista e um auxiliar - que basicamente cobra e arranja clientes)  ficavam tentando catar passageiros de todas as formas. Depois vi um ônibus de empresa normal com placa de vende-se etc. Alguém me explicou que nenhum empresa de ônibus no Equador possui os ônibus  Todas elas se montam na forma de cooperativas, onde cada motorista traz seu ônibus e cuida dele. Alem disso paga uma taxa para a cooperativa para ela divulgar, manter os postos de atendimento, defender os interesses junto ao governo etc.  O fato é que o transporte entre cidades funciona muito bem.

Voltando a Quito - uma cidade que dá pra ficar vários dias, curtindo passeios dentro e perto da cidade, indo a programas culturais, tomando café (todos que tomei eram muito bons - mas o melhor foi no Cafetto perto da  Igreja de San Agustin). 

Um dia a noite fui ate a tal la Ronda (rua das mais antigas de Quito que foi revivida etc.) Legalzinho, musica regional tocando (mas bem agradável - em 2 ou 3 locais) preços super razoáveis  mas bem pouca gente. Era uma quarta feira e estava fazendo frio. Talvez isso não ajude muito. 

As coisas que mais gostei - o hostal (L'Auberge Inn - Gran Colombia), o museu nacional, o museu da cidade ( em frente a Carmem Alto - tem uma Carmem Baixo também ...), a igreja da Cia de Jesus e a de San Francisco (incluindo o mosteiro) e especialmente a de La Merced (incluindo ai a devoção do pessoal - esta santa foi chamada para proteger Quito pois ajuda em caso de terremoto, vulcanismo e similares....), mas menção especialíssima para a Capilla del Hombre e a casa- museu do Guayasimin. Muito legal

A parte norte de Quito, que cresceu mais recentemente é totalmente atualizada, parecendo Santiago ou os Jardins ou algo assim (em termos é claro...)

De Quito peguei um ônibus para Bahia de Caraquez (a turma aqui se refere simplesmente como Bahia). Pra começar a gente encara uma descida de 3 mil para 200 metros de altitude. São uns 60 km descendo sem parar. Muitas cachoeiras, vegetação forte, paredões de pedra, rios encaixados em pedra e caudalosos, pessoal dirigindo de uma maneira meio arriscada etc. e tal. Depois que chega aqui na região costeira, a cara de Brasil (me refiro a Rio e Minas para o Norte) fica irretocável. Seja pela topografia, seja pela vegetação vegetação pelas bancas vendendo frutas na beira da estrada, pelo jeito das cidades mas especialmente pelo jeitão do pessoal circulando ou sentado na calçada ou batendo papo etc...  A predominância de feições indígenas desaparece e a turma do mulato (mas negro mesmo são poucos) passa a dominar. 

Bahia é um balneário super tranquilo, cidade antiga, e nas ferias e feriados fica mais cheio. Nada muuito insuportável. Mas enfim - é um tipico balneário classe media - só que de um tamanho bem legal. Bom andar pelas ruas e comer alguma coisa, tomar suco etc... A maré varia bastante - quando cheguei o mar tava lá longe e no meio da madrugada a espuma das ondas chega quase na piscina. 

De manhã peguei um ônibus e fui um pouco ao norte (15 km) até Canoa. Uma praia que o pessoal qualifica de melhor algo assim. Nada especial, devido ao feriado até meio farofa demais. Tipo aquele lugar que cai no gosto do povo em geral e daí fica lotado. De qualquer forma as praias aqui são de areia escura e dura e bem largas. O mar é batido e de água escura - enfim - nada que valha a pena muito esforço - a não ser para curtir a brisa, o cheiro do mar etc. 


Vão as fotos....


galeria comercial chamada - ESPIRAL....

pegando o ônibus para Bahia

 Bahia de Caraquez e abaixo onibus refrigerado a ar (raramente se este tipo de ônibus por aqui e aqueles com bananas em cima só vi um até agora....)


 Bahia acima e abaixo a praia de Canoa...

 Imóveis antigos de Bahia (parede de metal, marquise - serve pra sol e chuva,  comercio embaixo e moradia em cima...)

Capilla del Hombre em Quito - obra do Guayasimin (ele comentou a respeito que existem tantas capelas para santos e deuses que nem sabemos se existem, porquê então não fazer uma capela para o Homem...)


 outra vista de Quito vista da BellaVista que é onde fica a capilla del hombre..

abaixo a Capilla de outro angulo.

 


Nenhum comentário: