Powered By Blogger

sábado, 11 de maio de 2013

CHICLAYO - DIA 5 - SABADO


Neste post primeiro as fotos



paisagem da estrada indo pra Chiclayo

rodoviária em Pacasmayo 

catedral de Chiclayo

o museu do senhor de Sipan - a gente entra pela parte superior e vai descendo até o nivel da tumba. 

 molde para fazer peça em metal - positivo e negativo - museu Bruning (no senhor de Sipan não pode entrar nem com celular...)

painel com cerâmicas de diferentes epocas do Peru -no museu Bruning


mascara cerimonial do senhor de Sipan

abaixo reconstituição da posiçao que ele foi enterrado.
Pois então - de Trujillo peguei um ônibus (4 horas - 15 soles) para Chiclayo. Ainda tudo deserto, mas tem vários rios que descem da Cordilheira e o pessoal aproveita para irrigar e plantar  especialmente arroz. Impressionante o contraste do deserto com a região irrigada. Difícil acreditar que aquele solo arenoso basta receber um pouco de água e já começa a ficar verde. Vi uma foto comparando o mesmo local após um período de chuvas (El Nino especialmente) - fica completamente verde. Terra planeta agua como dizia a musica. 

A gente vê pouco pedinte, mendigo essas coisas na rua em geral. Pessoal sempre se agitando. 

Tem vários cassinos com acesso livre. Pessoal entra joga um pouco e se manda, Engraçado de ver. 

A questào dos ônibus é complexa. Cada empresa tem sua própria rodoviária. Normalmente próximas uma da outra. Mas tem que meio pesquisar para descobrir como ir pra próxima cidade. Hoje a noite vou pro Equador - Guayaquil - 12 horas de viagem, onibus leito - 90 soles. 

Nas ruas a gente vê cara com maquina de escrever batendo carta ou formulario pras pessoas, consertador de sapato etc Mas a grande maioria é a turma vendendo comidinhas de todo o tipo.

Aqui em Chiclayo fiquei no vila rita (também 40 us) muito bom em tudo. Almocei no romano e romanito - nenhum grande coisa. Em Trujillo no ultimo dia almocei no Romano de la (bem bom - vale ir)

Fui visitar os 3 museus daqui. As huacas nao me animei pois é meio complicado de ir e alem do mais é praticamente um monte de adobe erodido pelo tempo. 

Acho que vale a pena visitar os 3 mesmos. Ficam em duas cidades. Pega uma van (eles chamam combi) daqui pra Lambayeque (2 soles) - lá os dois museus ficam perto do paradero e perto um do outro. O primeiro é o do senhor de Sipan e o mais bem montado dos 3. Padrao estados unidos mesmo. Descreve como foram sendo achadas as 3 principais tumbas etc. Tem recriações etc. Excelente (se for pra ir num só recomendo este). Depois ali perto o Bruning - que é um pouco mais bagunçado mas tenta fazer um painel do Peru de 10 mil AC ate hoje. Vale a pena. Dai pega outra combi, vem a Chiclayo, pega um taxizinho (3 soles) ate a estação de vans para Ferranafe onde fica o museu de Sican (olha como os nomes são parecidos). É uma outra civilização digamos assim que viveu por aqui (primeiro milênio AC por ai). O mais interessante do museu é justamente mostrar as tecnicas que utilizaram para as pesquisas (DNA etc) bem como as técnicas que o pessoal usava com o adobe, metais (cobre, ouro e bronze) e barro- cerâmica. Tem um vídeo da pesquisa muito bom de ver. 

Em 5 horas dá para ver os 3, mais 10 soles cada entrada e 17 soles de transporte. 

A cidade de Chiclayo em si é não é imperdivel (longe disso...)   Ruas estreitas e sujas e bagunçadas (um pouco por obras que estao rolando por aqui), transito tumultuado, enfim - uma cidade de trabalho. Nada especial.

Fui no shopping ontem a noite - mesmo estilo - famílias (dia das mães deve elevar um pouco este percentual), gente comendo, se encontrando, compras (como roupa é barata aqui - camisas boas sociais - algodão por 50 soles....)

Tem bastante loja de suco por aqui. 

Na TV interessante como as noticias sobre crime, acidentes etc sao desenvolvidas longamente. O pessoal mostra imagem de tudo e meio que dá um tom de opereta na coisa. Talvez para realçar o aspecto de tragedia etc...


Um comentário:

Leticia disse...

que estiloso esse museu de Sipan! Parece tudo interessante!! =)