Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de maio de 2013

de Cuenca para Ingapirca e Alausi (Nariz del Diablo) e depois Riobamba - 8o dia

Hoje (terça – 1 semana de viagem... agora engrenou a coisa) acordei cedo, rodoviária, ônibus para Ingapirca. 65km em 2 hs e pouca. Muitas paradas. Mas estava divertida. As ruinas Incas (construídas em cima de um local sagrado dos Canaris) são pequenas mas super bem conservadas , com um templo elíptico (acho que caso único nos Incas) e um local super agradável. Valeu a pena a visita.
Voltei de Ingapirca para Panamericana (Tambo) e saltei do ônibus e imediatamente entrei em outro indo rumo ao norte. Ao meu lado um cara da receita federal. Boa conversa tivemos. 2 hs e pouco e chegamos a Alaussi. No trecho e aqui muita neblina, muitas cachoeiras, paisagem bonita (o que dava para ver). Alaussi e uma cidadezinha, meio estranha no inicio, mas logo a gente pega o jeito e fica gostando. Comi um sanduba com coca no almoço por 3,5 us e agora a noite jantei por 2,5 us. Hotel Europa (18 us e com wi-fi mas sem café da manha).
Essa cidade fica na beirada de uma grota de uns 800 metros que cai na direção do Pacifico, ali foi construído num paredão de pedra o tal nariz do diabo, uma ferrovia em zig zag para conseguir vencer o precipício (diz que muito caribenho morreu na construção). A cidade tem construções antigas, um caminhãozinho de bombeiro espanhol de 1940, ainda tem corrida de touros na rua e a neblina agora a noite torna tudo ainda mais misterioso.
Casal de franceses (ele Patrick – piloto de a 320 da air france) com um filho de 6 anos viajando 8 meses pela américa do sul. Mas ficaram 10 dias em Quito,  15 em Galapagos etc...
Agora estando aqui vamos descobrindo que os piores meses para vir nesta região e abril e maio. Haja paciência....

Bebidas – pessoal não toma muita cerveja, mas a tal chicha morada (feita de milho e não alcoólica) das que tomei ate agora – No Peru – Trujillo, Cristal, Callao e Cuzquena  (essa continua a melhor de longe – Trujillo vai...). No Equador – Pilsener  e Club – ambas ruinzinhas...
Aqui em Cuenca acho que e a cidade com a maior proporção de veículos 4 x 4 que já vi. Impressionante. Diria que uns 30% da frota se encaixa nesta situação. Me contaram também que é a cidade mais católica do Equador.
Enorme a quantidade de jornais a venda (locais me parecem na maioria dos casos) nos quiosques da esquina. Tanto Peru como Equador.
E a turma praticamente so compra destes jornais (tipo Tribuna do Paraná um pouco piorada...)
Em Chiclayo no hotel aconteceu algo pitoresco. Café da manha continental (eufemismo para algo super simplificado) a moca veio perguntar se eu queria café ou chá, respondi que gostaria de café com leite ao que ela retrucou que café tava incluso no preco mas para o leite teria que pagar dois soles a mais.... (paguei e achei engraçado...)
Voltando ao roteiro.  O tal nariz do diabo vale a pena, a parte logística ta super organizada e bem cuidada, tudo no horário, vagao ótimo, guia excelente falando tudo em inglês e espanhol etc...
No hotel em Alausi conheci Patrick que esta viajando por Colombia, Equador, Peru e Bolivia por 8 meses (já foram 4 meses e ele parecia bem tranquilo...) com a esposa e um filho de 6 anos (Elio – guri super legal – venceu a mim num concurso de aviões de papel.... logo eu que sou do país da Embraer – isso comentou Patrick... que é piloto de A 320 – airbus). Cara super legal, gostam de caminhar e ficar curtindo os locais etc...Me deu dicas e eu passei algumas para ele.  Diz ele que o local que ele mais quer visitar é Huaraz (Cord Branca). Passamos boas horas papeando. Ele vendeu tudo (mora entre Paris e La Defense) e foram dar este passeio – diz que na volta vai ver o que faz. Tem mais 3 filhos do primeiro casamento.
Peguei um ônibus e cheguei aqui em Riobamba. Cidade grande, também numa planície a 2500 metros de altitude. Tempo encoberto, passeio pela cidade inicial – não gostei (feia mesmo). Almoço no El Delirio (casa colonial onde – dizem – Bolívar dormiu com a companheira) – a dona super atenciosa e a comida ótima. Experimentei o tal tomate de arvore, parece um maracujá doce, mas é avermelhado e dá (of course) em arvores. Tem um gosto de tomate, mas misturado com algo mais...
A tarde mais umas voltas, mas meio sem vontade. Hotel Monte Carlo so so....
Fui agora à noite num café (Bom Café – calle Pichincha) – ótimo café com leite e sanduiche.

e da-lhe foto

na rodoviaria de Cuenca esperando o onibus.... com a mochilinha

as ruinas de Ingapirca

o templo eliptico de Ingapirca (nao se conhece outro - feito pelos Incas...)

rua de Alaussi com o trilho atravessando

o tal zig zag no pé do nariz do diabo (o trem faz duas reversoes - esta e a segunda e ultima)
nossa composicao

acima - com jeito - o nariz do diabo ao vivo e em cores - imagine vendo de cima e meio ao lado da vertical do nariz - bem simples...